Vereador defende diploma para exercício de profissão

Del Bosco sai em defesa dos jornalistas

O vereador Marcelo Del Bosco (PPS) pretende realizar audiência pública com as entidades representativas da categoria de jornalistas, deputados estaduais e federais e universidades, para iniciar um movimento na região em defesa da exigência do diploma para o exercício da profissão.

JULGAMENTO

A obrigatoriedade de diploma de jornalista está para ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em breve, com a tendência da corte constitucional de acatar ação civil pública do Ministério Público de São Paulo que pede a sua extinção por restringir a liberdade de expressão.

PESQUISA

Pesquisa recente de opinião nacional da CNT/Sensus, sinaliza que a grande maioria da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Dos dois mil entrevistados em todo o Brasil, 74,3% se disseram a favor do diploma, 13,9% contra e 11,7% não souberam ou não responderam.

FORMAÇÃO

O parlamentar considera que “o diploma universitário é essencial para a formação profissional e ética dos jornalistas, pois o fato de uma pessoa escrever bem não significa que saiba transmitir a mensagem”, disse Del Bosco.

Gabinete: VEREADOR MARCELO DEL BOSCO - PPS