Vereador defende diálogo entre escola e pais

Método evitaria casos como o do professor Lívio

1 curtiu

Problemas pedagógicos devem ser resolvidos no ambiente escolar. Para tanto, as escolas estaduais, a exemplo das municipais, deveriam ser dotadas de uma instância de diálogo entre a direção e os pais dos alunos. Essa tese foi defendida pelo vereador professor Reinaldo Martins (PT) na sessão de quinta-feira (dia 12 de maio), após citar a absolvição do professor Lívio, acusado de utilizar métodos de ensino com apologia ao crime em uma escola de Santos.

Reinaldo explicou que esse sistema de diálogo funciona como um conselho escolar, que é capaz de absorver os problemas da sala de aula, como reclamações e contestações dos métodos de ensino, que abre a discussão entre a direção, os professores, os alunos e seus pais, e culmina em um consenso, sem ser necessária a intervenção policial ou jurídica.

“À época em que o caso veio à tona, todos nós, vereadores, nos solidarizamos com o educador. E estávamos certos. Agora, foi a Justiça que disse isso, arquivando o processo contra ele, embora ainda restem as investigações administrativas que a Secretaria Estadual de Educação está procedendo”, observou o parlamentar.

Para o vereador, a utilização desse recurso teria amparado essa mãe – que ao invés de procurar a direção recorreu ao delegado –, discutido o método de ensino do professor e resolvido o caso no ambiente escolar, sem que o fato tivesse ganhado tamanha proporção, o que, na visão de Reinaldo, trouxe prejuízos para o colégio, para os alunos e, principalmente, para o professor, “que apenas estava tentando ensinar, mas assim foi não compreendido”.

O professor Lívio, disse o parlamentar, “parece não ser desses que preferem ficar em casa recebendo, mas sim daqueles que gostam de lecionar. Mas talvez ele nem volte a fazer isso, pois teve a sua profissão, a sua dignidade e a sua cidadania colocadas em xeque. Será que é suficiente a Justiça arquivar o processo e a Secretaria de Educação anular a investigação para devolvê-lo à sala de aula?”

Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Rua XV de Novembro, 103/109 Sala 20 - Centro Histórico de Santos
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182