Vereador critica repasse de verbas para a saúde

Participação do Estado é de apenas 0,89% do total

1 curtiu

“Vergonhoso. Assim se pode dizer do repasse de menos de 1% por parte do Governo Estadual para a saúde de Santos.” A consideração é do vereador Reinaldo Martins (PT), feita na sessão de segunda-feira (dia 8 de agosto), baseando-se em dados divulgados pelo vereador Geonísio Aguiar (PMDB), obtidos em recente audiência de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o vereador peemedebista, a participação do Governo do Estado no financiamento da saúde de Santos chega a apenas 0,89% do total. Ainda de acordo com o levantamento, a municipalidade arca com 66% das despesas e cerca de 33% são recursos repassados pelo Governo Federal.

Além de criticar a disparidade dos números e de cobrar maior comprometimento do Governo do Estado com a cidade, Reinaldo chamou a atenção para a cobrança feita pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), em seus pronunciamentos, apenas em relação ao Governo Federal.

“A afinidade política entre o prefeito e o Governo Estadual é um direito que lhe cabe. Porém, quando é feita uma análise da saúde e são justificados os problemas existentes, ele só se queixa do Governo Federal. Em nenhum momento ele se lembra de que o Estado tem uma participação que tende a zero no financiamento da saúde”, observou Reinaldo.

Para o petista, a Câmara de Santos é testemunha do compromisso do Governo Federal com a cidade, tendo em vista a leitura pelo presidente da Casa, em quase todas as sessões, de telegramas enviados pelos ministérios, comunicando o repasse de verbas, e a da área da saúde não é diferente.

“Em relação ao Governo do Estado, ao contrário, nunca vimos aqui um comunicado sobre repasses, seja para qual for a área. Realmente, não teria cabimento, considerando um repasse de menos de 1%. É melhor nem comunicar. Isso é uma vergonha”, finalizou o parlamentar.

Assessoria do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 1 - 2º andar - Sala 2
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182