Vereador condena privatização em Itatinga

Assunto diz respeito a Usina Hidrelétrica

Compartilhe!

Curtir

Período: fevereiro/2009

O vereador Benedito Furtado (PSB) criticou de forma veemente a decisão da diretoria da Codesp em privatizar a Usina de Itatinga,  que há quase cem anos  abastece  as operações portuárias. O vereador baseou-se em notícia veiculada na última terça-feira, no jornal A Tribuna. Manifestação contrária à privatização foi feita igualmente, nesta semana, pelo presidente do Sindaport  Everandy Cirino dos Santos. 

Em requerimento apresentado na sessão de 12/02,  o vereador pede interferência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva  e do Ministro Pedro Brito, da   Secretaria Especial dos Portos e  Codesp  visando reavaliar  essa decisão lesiva aos interesses da estatal.  O vereador não vê sentido em passar para a iniciativa privada um bem de inquestionável valor econômico e depois comprar essa mesma energia de concessionária. 

Segundo Furtado, a usina, localizada numa Vila com vários atrativos históricos, no Município de Bertioga, além de representar importante patrimônio cultural é operada com poucos funcionários.  ¨É lucrativa, exigindo apenas manutenção periódica¨, avalia o vereador.  Ele enxerga enorme incoerência na proposta, sobretudo em razão do país ser governado por um presidente petista e manter um ministro socialista na Secretaria Especial dos Portos, sem contar que toda a diretoria da Codesp foi indicada ¨por um partido que prega o socialismo e condena as privatizações insanas ¨.

Perda de equipamentos

 “Ao longo dos últimos anos, por critérios questionáveis, a Codesp perdeu dezenas de equipamentos de valor, tais como locomotivas, empilhadeiras, guindastes e caminhões, todos leiloados como se fossem sucata”, relembrou o vereador. Furtado criticou ainda o fato da empresa ter aberto mão de atuar como operadora portuária, proporcionando a formação de um cartel de cerca de 10 terminais que fazem o que querem no Porto. 

¨Lamentavelmente, vamos assistir agora a destruição de um dos últimos patrimônios da Codesp¨.