Vereador comemora assinatura de convênio

Convênio auxilia tratamento do câncer

Curtir

O vereador Sadao Nakai (PSDB) comemorou a assinatura de convênio que permitirá a aquisição da pastilha de cobalto C60 – que auxilia os pacientes com câncer – para a Santa Casa de Santos, através de uma emenda parlamentar proposta pelo deputado estadual, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Na sessão do dia 1º de junho, o vereador apresentou um requerimento solicitando o apoio dos deputados estaduais de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Bruno Covas (PSDB), Cássio Navarro (PSDB), Fausto Figueira (PT), Haifa Madi (PDT), Luciano Batista (PSB) e Maria Lúcia Prandi (PT), para a compra de um acelerador linear, estimado em R$ 3 milhões, e a pastilha de cobalto C60, que custa em torno de R$ 400 mil.

A denúncia de uma munícipe, que necessitou do tratamento de radioterapia, motivou o vereador a apurar a necessidade da aquisição do equipamento junto à Santa Casa. Antes de apresentar o requerimento, Sadao consultou a radialista Fernanda Vanucci, uma antiga militante na luta para a compra deste aparelho.

No mês de maio, os deputados estaduais da região assinaram um termo de compromisso para aquisição de um acelerador linear de fótons e elétrons no valor estimado de R$ 3 milhões, e pastilha de cobalto C60, que custa cerca de R$ 400 mil. Na época, foi decidido que cada parlamentar apresentaria uma emenda individual no valor de R$ 500 mil. “Parabenizo o deputado pelo empenho na aquisição deste aparelho. Agora, Santos conta com o apoio dos deputados da região para a compra do acelerador linear”, afirmou Nakai.

REQUERIMENTO Nº 2284/2009

REQUEIRO, ouvido o plenário, na forma regimental, solicitando o apoio dos deputados estaduais da região, Paulo Alexandre Barbosa, Bruno Covas, Luciano Batista, Haifa Madi, Cássio Navarro, Fausto Figueira e Maria Lúcia Prandi, ao termo de compromisso firmado na AGEM, para destinação de emenda individual no valor de R$ 500 mil para aquisição do acelerador linear e da pastilha de cobalto para a Santa Casa de Santos.

Segue em anexo, carta subscrita pelos líderes de bancada desta Casa com solicitação de igual teor.

Sadao Nakai
Vereador (PSDB)

Sr. Presidente

Sr (a) Vereadores

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos é classificado como Centro de Alta Complexidade de Oncologia pelo Ministério da Saúde. Com o intuito de dar continuidade na prestação dos serviços de radioterapia na região, a Santa Casa está empenhada na aquisição de um acelerador linear de alta potência e de uma pastilha de cobalto.

Deputados Estaduais da Região Metropolitana da Baixada Santista assinaram um termo de compromisso para aquisição de um acelerador linear de fótons e elétrons no valor estimado de R$ 3 milhões, e pastilha de cobalto C60, que custa cerca de R$ 400 mil. Estes equipamentos vão auxiliar os pacientes com câncer da Santa Casa de Santos.

Cada um dos sete parlamentares vai propor uma emenda individual no valor de R$ 500 mil, para melhorar o atendimento oncológico da região.

A partir de agora, a comissão suprapartidária de deputados se reunirá dia 22 de junho, às 10:00 horas, com o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a fim de dar andamento ao pleito.

Contudo, diante da grandeza dos serviços prestados pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos e do risco da Região metropolitana da Baixada Santista ficar com um déficit no atendimento de pacientes com Câncer, se faz indispensável o envolvimento desta Casa Legislativa, bem como do Governo Municipal, com irrestrito apoio à concretização das emendas dos deputados.

Por fim, com o caráter eminentemente metropolitano dos serviços prestados pela Santa Casa de Santos e diante da emenda conjunta dos deputados da Região Metropolitana, se faz pertinente também uma ação conjunta das Câmaras Municipais da Região Metropolitana da Baixada Santista, para que cada uma se empenhe com os seus deputados.

Caros deputados:

Bruno Covas (PSDB)

Cássio Navarro (PSDB)

Fausto Figueira (PT)

Haifa Madi (PDT)

Luciano Batista (PSB)

Maria Lúcia Prandi (PT)

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)

Contamos com o apoio de Vossas Excelências para o apoio ao termo de compromisso para aquisição de um acelerador linear de fótons e elétrons no valor estimado de R$ 3 milhões, e pastilha de cobalto C60, que custa cerca de R$ 400 mil. Estes equipamentos vão auxiliar os pacientes com câncer da Santa Casa de Santos.

Sadao Nakai

Líder do PSDB

Roberto Oliveira Teixeira

Líder do PMDB