Atentando para a prática irregular de pintura de calçadas e rebaixamento de guias por muitos estabelecimentos comerciais e munícipes de Santos, o vereador professor Reinaldo Martins (PT) cobrou da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fiscalização intensiva e política eficiente de trânsito que envolva soluções para vagas de estacionamento, a fim de coibir essa infração, que só agrava o problema do sistema viário da Cidade.
A cobrança foi feita na sessão ordinária da Câmara de segunda-feira (dia 14), durante a apreciação do requerimento do vereador Manoel Constantino (PMDB), no qual solicitava a inserção nos anais da Casa do editorial “Estacionamento, outra dificuldade”, publicado no jornal A Tribuna.
Para Reinaldo – que se viu diante dessa circunstância no final de semana –, as autoridades e a sociedade santista precisam pensar e planejar uma solução enérgica para o trânsito, que a cada dia está mais caótico devido ao aumento crescente da frota de veículos. Segundo ele, a discussão envolve também um projeto moderno e ousado para o transporte público.
“Estive no Gonzaga nesse final de semana e me vi impedido de estacionar em frente a um restaurante do qual sou cliente, onde há guia rebaixada, embora não haja entrada e saída de veículos. Com esse pretexto, instalou-se um serviço de valet, obrigando a mim e a qualquer motorista ou a sair dali e procurar outro lugar, ainda que sendo cliente do estabelecimento, ou a entregar o carro a esse serviço”, relatou o vereador.
Segundo Reinaldo, o bairro é um dos locais da Cidade onde já não se consegue estacionar em lugar algum. Conforme o vereador, a pessoa que vai até lá, especialmente aos finais de semana, fica rodando a procura de uma vaga por longo tempo e muitas vezes, esgotadas as possibilidades e a paciência, se vê obrigada a recorrer aos estacionamentos privados.
“No Chile, por exemplo, não há vagas de estacionamento sem serem pagas. Em Santiago, especialmente, não se estaciona em lugar nenhum na rua, somente em estacionamentos espalhados por toda a cidade, privados ou públicos concedidos à iniciativa privada”, mencionou o vereador.
Reinaldo completou dizendo que em Santos “todo mundo vira autoridade de trânsito, mas a verdadeira autoridade não fiscaliza essa prática (das guias rebaixadas irregularmente) e não planeja uma política de solução para o sistema viário da Cidade”.
CEVs
Também na sessão de segunda foram aprovados os requerimentos do vereador professor Reinaldo Martins nos quais solicitava a constituição de duas Comissões Especiais de Vereadores (CEVs).
A primeira comissão acompanhará a elaboração e implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico e a celebração do convênio entre a Prefeitura e a Sabesp. Além de Reinaldo, a CEV será composta por sua colega de bancada Cassandra Maroni Nunes, Marcus Vinicius Gomes de Rosis e Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Benedito Furtado (PSB), Hugo Duppre (PMN), Arlindo Gomes Barros (PSDB).
Já a segunda CEV tratará da implantação, desenvolvimento e expansão do Parque Tecnológico de Santos, bem como dos programas e projetos já existentes e ainda a serem realizados na cidade. Sadao Nakai (PSDB) e Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha (PMDB), integram a comissão ao lado de Reinaldo.
Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Rua XV de Novembro, 103/109 - Centro Histórico de Santos
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182
reinaldomartins@professorreinaldo.com.br