Vereador Boquinha alerta sobre gripe suína

Gestantes que trabalham na Prefeitura, preocupam

O vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, apresentou na sessão do dia 24/08/09 requerimento solicitando providências urgentes quanto a adoção de medidas de prevenção da gripe A (H1N1) para as funcionárias gestantes da Prefeitura Municipal, tanto as estatutárias quanto as celetistas, que atuam em funções de contato com o público, para que sejam transferidas de local de trabalho ou afastadas temporariamente.

Somente em Santos há 37 casos da gripe A confirmados oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde, entre os quais dois óbitos, e o vereador Boquinha alertou que as gestantes, por serem consideradas um grupo de risco, devem ter cuidados maiores e é uma obrigação da Prefeitura Municipal proteger suas funcionárias grávidas contra a chamada gripe suína.

Dos 69 óbitos registrados pela gripe A no Estado de São Paulo até 7 de agosto, 13 foram de mulheres grávidas. A Secretaria de Estado da Saúde ainda estuda o motivo pelo qual a mortalidade tem sido alta entre as gestantes, mas um dos possíveis fatores é a redução da imunidade entre essas mulheres, além da diminuição da capacidade pulmonar nos três últimos meses de gestação.

Anderson Prado
Vereador Boquinha - PMDB