O vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS e presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, está averiguando denúncias de contaminação de Mercúrio por profissionais e pacientes atendidos em Unidades Básicas de Saúde de Santos.
A contaminação seria através de um equipamento chamado Amalgamador, utilizado nos consultórios odontológicos.
Braz visitou a UBS da Aparecida, de onde surgiram as denúncias, na última quinta-feira, para ouvir os profissionais. “É uma denúncia gravíssima, sem dúvida. Se comprovada a contaminação por Mercúrio, o paciente pode ter sérios prejuízos em sua saúde por toda a vida, como problemas hepáticos, transtornos digestivos e principalmente transtornos no sistema nervoso, como por exemplo depressão e a Síndrome de Minamata, que ataca seriamente o cérebro e provoca a perda da consciência do indivíduo, podendo levá-lo a loucura e até a morte”, alerta o vereador.
A Anvisa determina a utilização de amalgamadores de cápsulas, porém os equipamentos usados nas unidades básicas são antigos e possibilitam maiores chances de vazamento de Mercúrio e outros componentes químicos.
Na sessão de segunda-feira (dia 7), Braz pediu ao Executivo, através de requerimento, providências urgentes com relação às denúncias. O parlamentar pretende realizar audiência pública para tratar do assunto.
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Vereador Braz Antunes Mattos Neto
3219-2168 / 3211-4181