Vacinação de professores contra vírus H1N1

Pedido foi feito pelo vereador Constantino

O vereador Manoel Constantino (PMDB) encaminhou ofício ao prefeito João Paulo Tavares Papa, solicitando estudos urgentes por parte da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de seja realizada campanha para imunizar os professores residentes no município contra o vírus da gripe H1N1. A sugestão de Constantino é que sejam vacinados os professores da rede pública e privada com idade entre 40 e 60 anos.

O vereador lembrou que os professores convivem com centenas de alunos em ambientes fechados, as salas de aula, enquadrando-se na categoria de risco de contágio da doença, que vem assolando várias cidades brasileiras.
Até novembro do ano passado, a Baixada Santista havia apresentado 270 casos da doença, com 14 óbitos confirmados.
Inverno.

A vacinação contra o vírus H1N1 começou dia 8 de março e deve terminar dia 21 de maio. A meta é atingir 90 milhões de brasileiros, tendo em vista que, com a chegada do inverno, aumenta a possibilidade de uma onda da nova gripe. O Ministério da Saúde está priorizando os grupos que considera de maior risco, mas não incluiu os professores.

O calendário para vacinação é o seguinte:
- de 8/03 a 19/03 – profissionais da saúde e indígenas
- de 22/03 a 02/04 – gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos.

- de 05/04 a 23/04 – jovens de 20 a 29 anos
- de 24/05 a 07/05 – idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas