Uso indiscriminado de anabolizantes preocupa

PL pretende chamar a atenção de usuários

Compartilhe!

Curtir


“Projeto de lei obriga academias, clubes e outros estabelecimentos a colocarem placas de advertência sobre o uso inadequado de anabolizantes”

Ginástica, musculação, malhar muito. O verão está chegando e com a estação mais quente do ano todos querem mostrar o corpo nas melhores condições. Porém algumas pessoas na ânsia de delinear suas curvas acabam comprometendo a saúde ao utilizarem algum produto de forma inadequada. Preocupado com o risco à saúde causado pelo anabolizante, o vereador Odair Gonzalez (PR) apresentou no dia (23/11/2009), na Câmara de Santos, projeto de lei obrigando as academias, clubes e estabelecimentos similares a exibirem placa de advertência sobre o uso abusivo do produto.

Caso aprovado, nos locais onde exista a prática de esporte deverá ser afixada uma placa de advertência com os seguintes dizeres: "O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e no fígado, degrada a atividade cerebral e aumenta o risco de câncer".

"Havendo descumprimento da lei o responsável pelo estabelecimento pagará multa de R$ 1.000,00 (mil reais), podendo em caso de reincidência ter as atividades esportivas suspensas por 30 dias e também a cassação do alvará de funcionamento," informa

O vereador santista ao apresentar o projeto pretende lembrar e alertar alguns usuários de anabolizantes dos efeitos colaterais do produto. "Ganhar músculos rapidamente a base de anabolizante, pode acarretar em uma série de problemas físicos e, nos caso mais graves, causar até a morte."

Com a promessa de deixar o corpo definido, ganhar músculos com mais rapidez e menos esforço,  jovens e adultos utilizam os anabolizantes, substâncias que podem causar danos à saúde e até levar à morte.

As pessoas podem desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, entre outros efeitos colateriais.

As academias de ginástica, bem como os estabelecimentos similares precisam advertir os atletas e simpatizantes da malhação,  sobre o perigo do uso de anabolizantes.

Não é raro assistirmos noticiários que estampam casos de jovens que ficaram deformados ou que foram a óbito após o uso dessas drogas.

A falta de informação dos jovens sobre a extensão dos danos à saúde decorrentes do uso de anabolizantes, resulta em um  consumo irresponsável dessas substâncias.          

Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)
e-mail: odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br  
site: www.odairgonzalez.com.br
Assessoria de Imprensa:
Luciana Leal - MTB 22.489
cel. 13 8815.8977 e/ou 13 97571004