Uso correto das novas lixeiras do Centro deve ser divulgado

Recomendação foi feita por representante da Liga Gourmet, na Tribuna Cidadã

Representando a Liga Gourmet, o empresário do setor gastronômico, José Paiva, utilizou a Tribuna Cidadã na sessão desta segunda-feira (dia 24 de outubro), para falar das novas lixeiras instaladas no Centro de Santos. Ele alertou os vereadores sobre a forma como são dispostos os equipamentos depois de manuseados pelo pessoal da limpeza: muitos ficam jogados nas calçadas atrapalhando a passagem. “Durante a manhã, quando começa o fluxo de pessoas, fica complicado”.

Paiva elogiou a iniciativa de instalar os contentores para resíduos sólidos, que segundo o empresário são equipamentos já bastante utilizados em outros países. No entanto, destacou que é preciso divulgar o uso correto das lixeiras, que devem receber apenas lixo orgânico. Ele também destacou a necessidade de equipamentos para o descarte de lixo reciclável.

O empresário aproveitou a oportunidade para reforçar a disposição da Liga Gourmet de participar das discussões de projetos relacionados a bares e restaurantes. Em novembro do ano passado um ofício da entidade com essa solicitação foi entregue ao então presidente do Legislativo, Marcus de Rosis (PMDB). No entanto, “isso não tem acontecido. Nós estamos prontos para colaborar”.

A Liga Gourmet reúne 17 estabelecimentos do ramo gastronômico, entre restaurantes, churrascaria, bares e pizzaria.

Participação

Paiva solicitou ainda que a Câmara avalie a possibilidade de flexibilizar as regras para a utilização da Tribuna Cidadã, permitindo que mais pessoas possam expor suas ideias. “Tem gente que gostaria de usar o espaço mas não pode porque não pertence e nenhuma entidade ou associação”.

Instrumento criado pelo Regimento Interno aprovado neste ano, a Tribuna Cidadã conforme estabelecido no inciso VI do artigo 76, possibilita a “manifestação de qualquer cidadão que comprovadamente represente uma entidade ou organização popular, devidamente registrada e com sede no Município, previamente inscrito em livro próprio, pelo tempo de cinco minutos, durante os dez minutos, do expediente, nas sessões ordinárias de segunda-feira”.

Câmara Santos