Usina de Itatinga será homenageada peal Câmara

Solenidade acontece nesta sexta-feira

Um dos marcos mais significativos da história do Porto de Santos, a Usina Hidrelétrica de Itatinga será lembrada pela Câmara Municipal de Santos pelos 100 anos de existência. Na ocasião, o vereador Benedito Furtado (PSB), autor da homenagem, fará o discurso de saudação e entregará uma placa comemorativa à diretoria da Codesp marcando assim, o centenário da Usina. A sessão solene acontece nesta sexta-feira (08/10), às 19h na Sala Princesa Isabel, no primeiro andar do Paço Municipal.

A Usina Hidrelétrica de Itatinga ultrapassa as dimensões do porto de Santos, da Baixada Santista e do Estado. Segundo o vereador Furtado, se reflete também na própria história do Brasil, como sendo exemplo de empreendedorismo, tendo entre os grandes pioneiros, Guilherme Guinle vencedor de uma licitação no final do século XIX para a construção do cais do porto.

Considerada uma obra prima de engenharia, a Unisa foi construída em plena Mata Atlântica, a sete quilômetros do rio Itapanhaú, em Bertioga onde mantém o abastecimento de energia à Codesp. A Usina também entrou para a história quando ofertou em vários períodos, energia excedente à então Eletropaulo, servindo não apenas aos municípios da Baixada Santista, como também a Capital Paulista, por ocasião da grande crise de energia registrada em  1925.