UME receberá o nome de Padre Waldemar

Iniciativa partiu do vereador Braz Antunes

Está prevista para outubro a entrega de duas escolas municipais no Macuco, no terreno onde antes funcionava a UME Professor Antonio de Oliveira Passos Sobrinho. As unidades, que estão sendo construídas pela prefeitura na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves 197 esquina com a Rua 28 de Setembro numa área de 4052 m2 , estarão divididas em dois blocos.

No bloco 1 ficará a nova “Passos Sobrinho”, que atenderá 260 crianças de zero a cinco anos, sendo 110 na creche e 150 na pré-escola. O bloco 2 acolherá a unidade de ensino fundamental “Padre Waldemar Valle Martins”, atendendo a 240 crianças do 1º ao 5º ano. Em fevereiro de 2007, o Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS), apresentou Requerimento solicitando ao Executivo que uma escola municipal recebesse o nome do religioso, eterno Reitor da Universidade Católica de Santos.

A prática de dar o nome de personalidades a próprios municipais, ruas e avenidas é comum. Porém, a grande maioria dos munícipes não conhece as personalidades homenageadas.

Padre Waldemar Valle Martins é seguramente uma das grandes figuras da Educação santista. Primeiro Reitor da primeira Universidade do Município, a UniSantos, nasceu em Santos em 28 de fevereiro de 1926 e faleceu em 9 de maio de 2004.

Doutor em Filosofia e Teologia, versado em diversos idiomas, Padre Waldemar foi sem dúvida um intelectual e professor influente. Um verdadeiro exemplo para todos os que se dedicam a estudar, a pesquisar e a ensinar, o que justifica tal homenagem, dando a uma Unidade Municipal de Ensino o nome de tão ilustre personalidade.