TV COM será homenageada pela Câmara

Solenidade acontece dia (15) na Atmas

Curtir

Os 10 anos de existência da TV Com  vão merecer sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Santos, no próximo dia 15, sexta-feira, com entrega de placa comemorativa à diretoria da emissora. O vereador Benedito Furtado (PSB), autor da propositura da homenagem, fará o discurso de saudação. A solenidade ocorrerá na sede da Atmas, à Rua S.Paulo, 47, com início às 19 horas.

Atualmente a TV Com, cuja sede fica na Av. Bernardino de Campos, 18, 5º. andar, mantém em seu conselho gestor 13 instituições que decidem em assembléia os rumos do canal comunitário. O grande diferencial dos canais comunitários em relação à televisão convencional é o seu sistema de organização e de operação. A gestão cabe a associações de usuários formadas por entidades sem fins lucrativos da sociedade civil, que voluntariamente se filiam e ajudam a custear as despesas do canal, partilhando a grades de programação com produções próprias.

Segundo Furtado, embora as TVs comunitárias ainda estejam limitadas aos assinantes de TV a cabo, e apesar das dificuldades financeiras e muitas crises que ocorrem no setor, é significativo a existência desses meios de comunicação no País. ¨É um modelo que colabora com o processo de democratização na mídia¨.

Aqui na Baixada, a programação da TV Com pode ser vista por 44 mil assinantes da Net, operadora a cabo que disponibilizou a carta de concessão para o canal 11, no dia 24 de dezembro de 1999. Oficialmente, a data de fundação da TV Com é 11 de maio de 1999.

Associação das Entidades Usuárias da TV Com é  presidida atualmente  pelo advogado José Carlos Duarte Lourenço, representando a OAB/Santos, órgão  no  qual exerce a vice-presidência.  Até o término de sua gestão Lourenço pretende implementar  várias mudanças na emissora, como renovação de equipamentos e a manutenção de atividade jornalística diária da própria TV Comunitária, privilegiando problemas enfrentados pela Cidade. No último dia 8 de abril foi colocado no ar TVCOM Debate, onde diversos segmentos discutem assuntos de interesse da coletividade.

Na vice-presidência está Ariovaldo Flosi Jorge, da Casa do Sol, enquanto que o jornalista Augusto Capodicasa é o Diretor Administrativo e Financeiro, representando a Beneficência Portuguesa. Complementam a diretoria,  Anua Assad Davi, da Assehturs (diretor de Produção e Captação); Carlos Gaggini, da FEMCO (Diretor Jurídico) e Valdimir Nilson Garcia Vasco, da Mancepar (Diretor de Planejamento e Novos Negócios).

Já o Conselho Gestor é presidido por Antonio Carlos Domingues da Costa, da Atmas.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850