Tradução de Libras pela TV completa quatro anos

Câmara de Santos foi a primeira a oferecer o serviço

Curtir

A tradução na linguagem de sinais (Libras) durante as sessões que são tramistidas pelo canal 9 da NET completou quatro anos. Desde abril de 2007, a TV Libras funciona na Câmara de Santos, pioneira entre os legislativos municipais do País a oferecer esse serviço, conforme a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

Segundo  Luis Andrade, diretor da Associação Assistencial Cáritas, na Baixada Santista, além de Santos, as Câmaras de Cubatão e São Vicente também trabalham com tradução de Libras. Hoje, mais de 40 legislativos do País possuem o serviço.

A técnica de Libras permite ao deficiente auditivo receber as informações em tempo real. Durante as sessões, realizadas sempre às segundas e quintas-feiras, a partir das 18 horas, duas intérpretes de libras (Diane Pereira e Fabiana Cruz) da Associação Cáritas, que presta o serviço, se revezam a cada meia hora.

Na opinião do presidente do Legislativo, o vereador Manoel Constantino (PMDB), a tradução de Libras “é uma prestação de serviço importante”, pois permite ao Legislativo cumprir o papel de incluir as pessoas na discussão da Cidade. “É uma maneira de integrar todos”.