Torre de Rádio é marco histórico de Santos

Vereador quer resgatar história

1 curtiu

O vereador Manoel Constantino (PMDB) pediu que a Prefeitura encaminhe à Câmara cópia do inteiro teor do Processo 25.365/2008-87, referente a um requerimento apresentado em março de 2008, no qual eram solicitados estudos para reconstrução da torre de transmissão da Rádio Clube de Santos, considerado marco histórico do bairro do mesmo nome.

A torre, a primeira de uma emissora de rádio instalada em Santos, foi construída em 1924 e permaneceu de pé durante muito tempo, mesmo depois que a emissora foi desativada. O núcleo habitacional que se formou em volta a partir da década de 50 acabou assumindo o nome de Jardim Rádio Clube, como referência à emissora e à torre. Hoje existe apenas o local onde havia esse marco.

O requerimento do vereador Constantino, de nº 416/2008, não chegou a ser respondido pela Administração, embora haja a informação de que foi formado processo a respeito. Para o vereador, a recomposição desse marco histórico seria importante para a comunidade do bairro porque tem a ver com as raízes da comunidade. E ele cita Carl Jung para justificar esse posicionamento: “Se um indivíduo cresce sem ligação com o passado é como se tivesse nascido sem olhos, sem ouvidos e, assim mesmo, quisesse perceber com exatidão o mundo exterior. É como se estivesse mutilado”.

Gabinete do Vereador