Terceira Idade debate sexo seguro e DSTs

Assuntos foram abordados em audiência pública

O sexo seguro na Terceira Idade e dicas sobre como prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids polarizaram os debates na audiência pública promovida na quarta-feira (dia 25 de maio) pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Idoso, da Câmara de Santos.

O tema “Sexualidade na Terceira Idade” foi ministrado pela assistente social Adair Botelho, 72 anos, e despertou o interesse de cerca de 100 pessoas que compareceram às dependências do Centro de Convivência Zona Noroeste (Ceconv ZNO), na Rua Gilberto Franco Silva, 317, Bairro Caneleira.

O encontro foi coordenado pelo presidente da CEV, vereador Adilson Júnior (PT), e contou a presença dos vereadores Geonísio Pereira de Aguiar (PMDB), que integra a Comissão, e Odaiz Gonzalez (PR). Também fizeram parte da mesa dos trabalhos, a coordenadora da Proteção Social Básica da Zona Noroeste, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rosimeiri Barros de Moraes Sant’Anna, e a chefe do Ceconv ZNO, Carla Renata Capasso, ambas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas).

Ao discorrer sobre sexualidade, a assistente social Adair Botelho destacou a importância de os idosos refletirem sobre o tema. “Usar camisinha, sempre”, frisou a palestrante: ”Seja a masculina, que é amplamente distribuída nos equipamentos de saúde da Prefeitura, ou a feminina – ainda pouco divulgada, mas também muito eficiente para prevenir as DSTs e Aids”.

Na dúvida, ela recomendou que se recorra aos testes gratuitos oferecidos no Centro de Referência e Tratamento (CRT), na Rua Silva Jardim, 94, no Macuco.

A audiência pública contou com sessão de exercícios físicos, conduzida pela professora Rose Augusto, visando colaborar com as atividades do Dia do Desafio, e apresentações do Coral do Ceconv ZNO, regido pela professora Cecília Gozzoli. Ao final, após dinâmica do abraço, houve lanche de confraternização, com direito ao tradicional “parabéns pra você”, celebrando a vida.

Presidida por Adilson Júnior, a CEV do Idoso é integrada por Geonísio Pereira de Aguiar (PMDB), Marcelo Del Bosco (PPS), Sadao Nakai (PSDB) e Roberto Oliveira Teixeira (PMDB).

Gabinetes: 2ª Vice-Presidência, Paço Municipal, Pça. Mauá, s/nº – Centro – Santos/SP | Tel.: (13) 3219.1478 e R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151 | Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100

Site: www.adilsonjunior.com.br E-mail: vereador@adilsonjunior.com.br

Assessoria de Imprensa Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045