Telma quer incluir Santos no PAC da Copa 2014

"Para isso é necessário projetos", afirma

Curtir

A vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara, afirmou hoje (13/1) que Santos pode ser muito beneficiada com investimentos voltados à Copa de 2014. “Para que isso ocorra é necessário que existam projetos. E este é o momento de apresentá-los, reforçando a campanha para tornar a cidade uma subsede da Copa de 2014”, disse a parlamentar.

Presidente de uma Comissão Especial de Vereadores com esta finalidade, Telma deve apresentar, logo no iníco do ano legislativo, um requerimento para dar continuidade aos trabalhos da CEV. Ela está otimista em relação ao anúncio do PAC da Copa de 2014, previsto para ser feito hoje, em Brasília, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Estão previstos R$ 12,8 bilhões de investimentos. A cifra inclui gastos em obras de transporte urbano e financiamento do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aos estádios que sediarão os jogos.

Segundo Telma, o momento político e o ambiente econômico favorecem a que as cidades candidatas a serem subsedes, ou seja, que pretendem hospedar seleções da copa, elaborem propostas e apresentem ao governo federal. “Estou certa de que Santos, pelo seu potencial turístico e pela proximidade com São Paulo, tem grandes chances de poder hospedar uma das seleções. Para isso, é necessário que sejam feitas parcerias e que sejam apresentados projetos, seja de ampliação ou construção de estádios, ou mais diretamente voltados ao turismo, como hotéis por exemplo”, disse.

Na análise da vereadora, deve-se utilizar a imagem do Santos Futebol Clube para dar força à campanha para tornar Santos uma subsede da Copa de 2014. “Toda cidade que se tornou sede ou subsede de Copa do Mundo, ao longo dos mundiais em tempos de economia organizada, experimentou franco crescimento em todos os setores do comércio e da indústria, principalmente a indústria do Turismo”, afirmou.

Segundo crê, os benefícios serão econômicos e sociais, integrando mais pessoas ao mercado de trabalho, criando oportunidades e abrindo novos campos. “Aliado ao crescimento econômico advindo da exploração e produção de petróleo e gás, e da abertura do mercado offshore, Santos e região galgam novos patamares de desenvolvimento, numa completa transformação sócio-econômica. Sediar uma das seleções nos coocaria definitiovamente no roteiro turístico internacional”.

Dentre as opções de projetos ou investimentos, Telma afirma que Santos ou a região, poderiam ter um segundo estádio de futebol. Cita a Vila Belmiro, com capacidade para ser campo de treino para uma delegação, ou ainda a possibilidade de ampliação de estádios menores hoje já existentes.

Sobre o impacto positivo no turismo, ela analisa que não se trata de receber apenas 11 ou 22 jogadores, mas de toda uma cadeia logística. “Estamos falando de delegações de atletas, comitivas oficiais, técnicas, delegações de imprensa de vários países, apoio, setores promocionais, patrocinadores, familiares e turistas. Certamente isto representa considerável consumo e circulação de bens, produtos e serviços durante todo o período do torneio, com repercussões subseqüentes”.

Para a campanha em curso, Telma está colhendo apoios em um abaixo-assinado que já tem as assinaturas de figuras ilustres como do ministro do Turismo, Luiz Barreto, do senador Aloizio Mercadante, João Havelange, Marcelo Teixeira, João Paulo Tavares Papa e Beto Mansur, entre outros.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza, líder do PT
3211 4100 - 3219 3888