Telma propõe o Dia do Caiçara

Objetivo é criar uma identidade cultural

Curtir
Proposta que visa criar um debate em torno da identidade e da cultura do povo caiçara foi apresentada ontem (24/9), durante sessão da Câmara de Vereadores de Santos. Este é o objetivo do projeto de lei da vereadora Telma de Souza, líder do PT, criando o Dia do Caiçara. Como de praxe, a matéria foi encaminhada para as comissões técnicas do Legislativo, para depois retornar ao Plenário para votação.

Em sua justificativa, Telma argumentou que tudo o que se fizer em torno desta data, a fim de homenagear, debater ou discutir, ajudará a definir a identidade caiçara. “A identidade de um povo é condição primordial para que ele saiba seu lugar no tempo e no espaço, para que tenha consciência histórica, com repeito às suas grandezas, sua arte, cultura e modo de vida”, afirmou. Ela apresentou o requerimento a pedido de artistas e pesquisadores que se debruçam sobre o tema. A data proposta é 18 de setembro, dez dias após as comemorações religiosas pela padroeira da cidade.

Márcio Barreiro, do Instituto Ocanoa, artista e pesquisador da cultura caiçara, é um dos que endossaram a aprovaram a proposta de Telma. Para ele, preservar o patrimônio cultural e histórico brasileiros é um dever de cada um e do poder público. “Valorizar nossa origem e situar sua verdadeira importância para a formação da identidade brasileira é uma tarefa que não podemos mais relegar a um segundo plano. Acredito que ao instituir o Dia do Caiçara o poder público tornará claro o quanto acredita na força de sua história, feita por homens que nasceram em nossa região, homens simples e sábios, guerreiros, pescadores, filhos do mar, dos índios, portugueses, africanos e também italianos, japoneses, espanhóis e alemães. O caiçara é a síntese do Brasil, rico em miscigenação, em cultura e sabedoria”, afirmou.

Ainda segundo ele, o principal objetivo é provocar a produção de uma cultura caiçara contemporânea, uma arte contemporânea na música, no cinema, na fotografia e no teatro. As pessoas têm dificuldade de olhar para cá e ver como lugar caiçara; às vezes há certa vergonha da cultura local, por achar que o melhor vem de fora, como os primeiros índios, que viram os povos europeus e imaginaram uma cultura superior. Eu sinto falta desta identidade cultural nas produções artísticas. É importante fortalecer este aspecto”, disse.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza (PT)
3211 4100 - 3219 3888