Telma propõe homenagem à memória de Deoclécio Santana

Fle morreu durante ato da campanha O Petróleo é Nosso

Uma homenagem à memória de Deoclécio Santana, ensacador do Porto de Santos, morto há sessenta anos, durante ato da campanha O Petróleo é Nosso, foi proposta pela vereadora Telma de Souza, líder do PT, durante sessão da Câmara de Santos. O trabalhador foi alvejado pela polícia, que tentava impedir a realização de um ato pacífico de sindicatos classistas, e ficou conhecido como o mártir da luta pela produção e exploração de petróleo genuinamente nacionais.

Embora haja uma rua na cidade com o nome do líder trabalhista, Telma considera que é pouca a atenção à memória do ex-ensacador, diante da importância da causa defendida por ele e tantos outros. “Aos 60 anos do movimento O Petróleo é Nosso, a memória do ensacador Deoclécio Santana, morto durante tentativa de realização de um ato público com esta finalidade, permanece restrita à denominação de uma rua, no bairro do Macuco. Diante do que a história reservou à Baixada Santista, com as descobertas da Bacia de Santos, e diante do significado desta luta, que perdura nos dias atuais, indico ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal para que o mesmo use de suas determinações no sentido de encaminhar a esta Casa, Projeto de Lei atribuindo, em justa homenagem, o nome de Deoclécio Santana a um próprio municipal que vier a ser projetado como instalação para o setor de petróleo e gás”, defendeu Telma em plenário.

O pedido de Telma foi aprovado por unanimidade, subscrito pela vereadora Cassandra Nunes (PT) e segue para a avaliação do Executivo.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza (PT)
3211 4100 - 3219 3888