Telma pede informações sobre prevenção aos distúrbios da voz

Vereadora apresentou requerimento com esta finalidade

Curtir
Em defesa dos professores da rede pública de Santos, a vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara, apresentou na sessão de ontem (16), o Dia Mundial da Voz, uma série de pedidos de informações sobre a existência, no âmbito da Prefeitura, de programas preventivos e de tratamento para problemas decorrentes do uso da voz. Ela apresentou requerimento, aprovado em plenário, reforçando a luta de entidades de fonoaudiólogos.

“Requeiro que seja oficiado o sr prefeito que informe se existem, no âmbito das secretarias de Educação e de Saúde, programas preventivos e de tratamento a distúrbios da voz apresentados por professoras e professoras da rede municipal de ensino. Em caso positivo, como funcionam esses programas e como é feita a sua divulgação junto ao corpo docente das escolas municipais? Em caso negativo, como são tratados os casos de problemas vocais desses servidores e qual o tipo de orientação que recebem para preservar seu instrumento de trabalho e transmissão de conhecimento?”, indagou a vereadora.

Segundo Telma em sua justificativa, o Dia Mundial da Voz vem acompanhado de uma grande apreensão por parte de fonoaudiólogos e de outros profissionais do setor, em função da tentativa do governador José Serra de barrar a Lei Estadual nº10.893/01. De aautoria da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), a lei que estabelece o Programa Estadual de Saúde Vocal, destinado a proteger todos aqueles que, no estado, têm na voz o seu instrumento de trabalho e expressão, “destacando-se todos os professores e todas as professoras, que, por meio da voz, passam o conhecimento necessário às nossas crianças e aos nossos jovens”.

Ela citou Maria Cristina Pedro Biz, presidente da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Regional de Fonoaudologia (CRF), para quem os distúrbios de voz são o terceiro maior problema de saúde relatado pelos professores, que apresentam rouquidão, cansaço ao falar e garganta seca, sendo que os programas de prevenção e promoção orientam os professores à prática de hábitos saudáveis, como hidratação, aquecimento e o uso correto da voz.

Maurici de Oliveira e José Roberto Fidalgo
(13) 9782 2760 - 3211 4100