Telma pede a realização da 1ª Conferência de Comunicação

Etapa municipal é pré-requisito para a estadual e a nacional

1 curtiu

A vereadora Telma de Souza, líder do PT, requereu no dia (5/10/09) à Câmara, que realize a 1ª Conferência de Comunicação Municipal, a fim de que a cidade tenha delegados na Conferência Estadual, a ser realizada de 30 de outubro a primeiro de novembro. Por sua vez, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação - ConfeCom será realizada de 1º a 3 de dezembro. Com o tema "Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital", a ConfeCom tem o objetivo de formular propostas para uma Política Nacional de Comunicação. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, em consonância com princípios de democratização dos meios.

Para Telma, que atende a pedido de estudantes que integram a Comissão Baixada Santista Pró-ConfeCom, já deveria estar ocorrendo uma mobilização em todos os setores públicos pela realização da etapa local. “Pela tradição democrática e participativa, Santos não pode deixar de realizar a conferência. Temos aqui grandes e importantes faculdades de comunicação e um contingente expressivo de profissionais do mais alto gabarito.

Com a presença de emissoras afiliadas das principais redes de TV, grandes jornais e emissoras de rádio, além da internet, em termos de comunicação de massa, vivemos no plano local as mesmas situações vivenciadas nas grandes metrópoles. Temos sim, a necessidade de discutir os temas pertinentes às transformações que a economia, a política e principalmente, a tecnologia, provocam no setor da comunicação”, afirmou Telma.

A definição de um marco regulatório democrático está no centro de estratégia da Conferência de Comunicação em nível nacional. Nas três esferas, pluralidade, diversidade, controle público e social dos meios, fortalecimento e fomento da comunicação comunitária - sem finalidade lucrativa -, além de produção independente e regional são alguns dos temas em discussão.

Conforme Telma, a conferência santista permitirá refletir e formular políticas públicas, além de validar a participação de representantes locais como delegados da Conferência Paulista, e ainda, escolher candidatos à Conferência Nacional. “Requeiro que esta Casa convoque a Conferência Municipal de Comunicação de Santos, sob a coordenação conjunta da Comissão Permanente de Cultura e da Comissão Baixada Santista Pró-ConfeCom”, discursou Telma em plenário.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza
3219 3888 - 3211 4100