Telma intercede por Conferência de Saúde Mental

Objetivo é a participação de São Paulo na 4ª Conferência Nacional

Com um histórico de lutas em prol de avanços neste setor, a vereadora Telma de Souza, vice-líder do PT na Câmara de Santos, lançou um apelo ao secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, com o objetivo de que este promova a Conferência Estadual de Saúde Mental. O evento é pré-requisito para que São Paulo participe da 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental, a ser realizada em maio. Conforme Telma, a não participação do estado é nociva para a população paulista.

Segundo a vereadora, sem realizar a conferência estadual, São Paulo não poderá enviar delegados e atuar oficialmente no evento nacional. “Impedir que São Paulo realize sua Conferência de Saúde Mental trará enormes prejuízos à saúde no estado. Na conferência nacional são debatidas questões importantíssimas e são tomadas deliberações, das quais o estado não participará, tendendo a um atraso neste setor”, disse Telma, que encaminhou ofício à Barradas Barata.

A recusa em realizar a conferência foi informada a Telma por usuários do sistema público de saúde. Ela, imediatamente, enviou mensagem ao governo do estado. Este ano, a Conferência Nacional conduzirá os debates a partir de três eixos, a saber. 1 - Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; 2 - Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais; 3 - Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.

A parlamentar argumentou ao secretário que há pouco mais de 20 anos o Brasil optou por  um modelo de tratamento psiquiátrico menos medicamentoso, mais humano, sem eletrochoques, sem celas fortes, e de maior atenção psicosocial. “Santos participou profundamente desta revolução na Saúde Mental. Esta experiência nos permite falar categoricamente sobre o quanto é importante debater amplamente este tema, e de como a discussão contribui para a sanidade das pessoas, para que tenhamos clareza e definição inequívocas da forma como esta questão está relacionada às liberdades democráticas e aos direitos individuais do cidadão”.

Segundo ela, somente com o tema da saúde mental em pauta a sociedade consegue avançar em suas práticas e no modo como convive com os problemas decorrentes.  Ela questionou o fato de o pleno do Conselho Estadual de Saúde ter aprovado a realização da conferência, e a secretaria ter vetado.

“Sabendo que o sr. secretário posicionou-se contra a realização, quero endereçar-lhe este apelo, em nome de uma luta política que não é de nenhum cidadão em particular, mas de toda uma sociedade”, argumentou a vereadora. “Apelamos ao bom senso e à sensibilidade do sr. secretário para que reveja seu posicionamento, faça gestões junto do governador, garantindo a realização da conferência”. Cópias do ofício foram encaminhadas à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Comissão de Saúde da Câmara de Santos, e ao Conselho Estadual de Saúde.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza
Vice-líder do PT na Câmara de Santos