Telma inicia o semestre com o foco na saúde

Ela quer dados sobre a gripe A e a manutenção das unidades

A vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara, escolheu a saúde para iniciar a apresentação de trabalhos legislativos neste segundo semestre. A parlamentar quer saber se há um programa de manutenção permanente das unidades de saúde e pediu informações sobre o que o município está fazendo para conter a pandemia de gripe A, provocada pelo vírus H1N1.

Das duas sessões da semana passada, na volta do recesso legislativo, Telma teria direito a apresentar trabalhos em uma delas, mas sua participação ficou prejudicada devido à audiência sobre as restrições aos ônibus fretados, com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Ontem, além de abordar outros temas, Telma teve aprovados pelo menos dois requerimentos focando a saúde.

“Considerando o estado precário de unidades básicas de saúde no município, solicito que seja informado se existe um plano de manutenção permanente para as Unidades Básicas. Em caso positivo, quanto será investido no programa de manutenção neste segundo semestre de 2009; quais unidades serão atendidas e qual o cronograma de obras e reformas”, indagou Telma.

A parlamentar pediu ainda informações a fim de entender o motivo de constantes reclamações quanto à falta de profissionais para atendimento na rede municipal. “Existe concurso em vigor que permita a contratação de médicos para atendimento aos quadros da Secretaria Municipal de Saúde? Em não havendo concurso em vigor, com médicos aprovados a serem chamados, como a Administração Municipal pretende solucionar a falta desses profissionais para atendimento da população?”, questionou.

Em outro requerimento, Telma solicitou dados sobre o combate à pandemia da gripe A. “Quais as medidas tomadas pelo município a fim de conter o avanço da gripe A? Existe alguma campanha para esclarecimento da população sobre os cuidados para com a referida pandemia? Foram adotadas medidas de treinamento, preparo ou atualização do quadro de funcionários do atendimento, especificamente para a gripe A? Favor especificar”, requereu a vereadora.

Palmeiras da Ana Costa – Ainda na sessão de ontem, Telma apresentou requerimento  para que a Câmara oficie ao Condepasa – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Paisagístico de Santos, a fim de que seja aberto um processo de tombamento do canteiro central da Avenida Ana Costa e o respectivo conjunto de Palmeiras. “Trata-se de um dos principais cartões postais da cidade e que merece ser protegido”, afirmou.

Gabinete da Vereadroa Telma de Souza
(13) 3211 4100 - 3219 3888