Telma é oradora em homenagem aos professores

Sessão Solene lotou o Teatro Coliseu

Com refinado repertório do Quarteto Martins Fontes a grande noite de gala dos professores, na terça-feira (20/10/09), no Coliseu, em Santos, não deixou de perspassar questões como a valorização do magistério e um legítimo plano de carreira para a profissão. Recepcionada efusivamente, a vereadora Telma de Souza, líder do PT, foi a oradora da Sessão Solene em homenagem ao educadores, promovida anualmente pela Câmara de Santos. “Daqui onde estou, eu leio uma faixa que diz: Uma cidade lutadora merece um plano de carreira que valorize os profissionais do magistério”, afirmou Telma, em resposta as manifestações.

Com um público composto por educadores e seus familiares, o Coliseu esteve lotado até as galerias. O evento, criado a partir de projeto de lei da ex-vereadora Suely Morgado (PT) vai se tornando tradição, e contou com torcidas, faixas, cartazes, fantasias, e aparatos outros, a fim de comemorar ruidosamente as homenagens aos professores de cada escola da rede municipal. Dezenas de profissionais foram contemplados com placa comemorativa e flores.

Telma lembrou a todos que é educadora e foi a profissão que a conduziu à vida pública. “Vejo que é dia de muitas alegrias, de muitas brincadeiras que nós merecemos, pela escolha que tivemos na profissão de novas vidas, e temos também outras tarefas”, afirmou, convidando o público para dois eventos de classe. “Teremos uma audiência pública na sexta-feira (23/10), às 14h00, na sala Princesa Isabel, específica sobre o magistério, e, às 18h00, outra audiência, no Plenário Ulisses Guimarães, com todos os servidores, a fim de discutirmos o Plano de Cargos, Carreiras e Salários - PCCS”, convocou Telma.

Antes do discurso oficial, Telma ainda teceu considerações sobre a profissão do educador. Comparou o ser humano a uma árvore, que precisa da seiva para crescer. “Da mesma forma, a criança precisa do professor para se desenvolver, seja em suas habilidades intelectuais, emocionais, ou da alma. E, para nós, lutar por cidadania é também incentivar a cidadania no outro, nos alunos”, disse.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Geonísio Aguiar (PMDB) e contou com a participação de outros parlamentares, como Roberto de Jesus (PMDB) e Adílson Júnior (PT). A chefe de departamento, Gisele Mesquita, representou a Secretaria de Educação. O 2º Batalhão de Infantaria Leve (SV) enviou a Tenente Fernanda Faria Giglio.

Gabinente da Vereadora Telma de Souza, líder do PT
3211 4100 - 3219 3888