Telma coordena encontro sobre diversidade sexual

Assunto foi discutido durante audiência

O preconceito e a discriminação sexual, individual e de estado, foram temas de audiência pública, no dia (18/05/10), na Câmara de Santos. Num ato comandado pela vereadora Telma de Souza, vice-lider do PT, comportamentos da sociedade dita moderna foram dissecados em torno do assunto. "Aliás, de moderna não tem nada, pois são velhos os ranços, os ódios e principalmente o desrespeito à diversidade. É para acabar com este atraso que estamos lutando”, afirmou a parlamentar.

Com o tema “Democracia, liberdade e diversidade sexual", o encontro foi realizado na Sala Princesa Isabel, e tratou-se de uma audiência pública promovida pela comissão de Direitos Humanos da Câmara de Santos. Na definição de Telma, foram discutidas questões da população que não é heterossexual e que nem sempre é compreendida de uma maneira respeitosa. “Há um ano, fizemos a primeira audiência que tratou da luta contra a homofobia. Queremos agora ampliar esta construção, de forma não apenas teórica, mas a partir das vivências e dificuldades dos que têm esta opção sexual".

O encontro reuniu líderes e representantes de entidades da sociedade organizada, como OAB Santos, sindicatos, entidades culturais, Lobas - Lésbicas Organizadas da Baixada Santista, Legal - Lésbicas e Gays do Litoral, Conselho dos Direitos da Mulher e Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania, cujo titular prestigiou pessoalmente o evento.

Compuseram a mesa ao lado de Telma, o escritor e crítico literário Flávio Viegas Amoreira e os atores e ativistas culturais Júnior Brassalotti e Ricardo Vasconcelos. "Para a nossa tristeza, desta vez, não temos a presença de Toninho Dantas (falecido na semana passada), um dos palestrantes na primeira audiência", disse Telma, em saudação ao ator, produtor e diretor de teatro.

Telma afirmou que o tema da diversidade sexual ainda é pouco assimilado pela sociedade e, também, pela imprensa. A fim de suprir esta lacuna, ela pretende buscar apoio para transformar o registro das audiências públicas em uma publicação. “O que foi dito aqui é tão profundo que não podemos desperdiçar estas palavras sensatas e o acúmulo de reflexões sobre a homofobia e de como auxiliar na organização da sociedade para o correto enfrentamento, afinal estamos falando de democracia e liberdade, contexto em que se dá a diversidade sexual", disse.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza (PT)
www.redetelma.com.br
3211 4100 - 3219 3888