Superintendente da Capep recebe medalha

Hortência Martinez Soares Benette recebeu a medalha de honra ao mérito Brás Cubas, em propositura do presidente da Câmara, Paulo Gomes Barbosa (PSDB).

Compartilhe!

1 curtiu

A Câmara de Santos homenageou nesta sexta-feira (5) com a medalha de honra ao mérito Brás Cubas a superintendente da Caixa de Pecúlios do Servidor Público (Capep), Hortência Martinez Soares Benette.

A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Paulo Gomes Barbosa (PSDB), que fez o discurso de saudação.

Estiveram presentes na solenidade secretários da Administração Papa, amigos e familiares que renderam várias homenagens à superintendente da Capep.

Discurso na íntegra do vereador Paulo Gomes Barbosa

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO BRÁS CUBAS
HORTÊNCIA MARTINEZ SOARES BENETTE

Agradeço a presença de todos que comparecem a esta solenidade, vindo a prestigia-la.

Cumprimento saudando os integrantes da mesa.

(saudações à mesa)

Senhoras e senhores,

Há uma frase, da escritora Adélia Prado, que resume, em poucas palavras, bastante da essência feminina. “Mulher é desdobrável”, diz ela em seu poema “Com licença poética”.

Entendemos bem essa afirmação olhando ao redor e vendo tantas mulheres, companheiras, parentes, colegas de trabalho, que se esforçam para realizar diariamente os compromissos de mãe, esposa, profissional, amiga...

Essas lutadoras desdobram-se nestes diversos papéis e nos mostram quanto a sociedade ficou mais rica acreditando no feminino e nele depositando também sua força, promovendo o equilíbrio da balança.

Muitas mulheres com esse perfil participam de nosso cotidiano, confirmando esta constatação de Adélia. Uma dessas guerreiras está hoje aqui em nossa frente e sua história nos comprova quão certa é a afirmação da escritora.
Desdobrável é uma palavra que ajuda a entender a carreira de Hortência Martinez Soares Benette. De que outra forma alguém poderia se envolver em tantas áreas e realizar com tanta maestria seu trabalho?

Como explicar que uma pessoa reúna qualidades que a habilitam a atuar como procuradora da prefeitura, superintendente da caixa de pecúlios, presidente do clube soroptimist internacional, tesoureira e conselheira da associação dos advogados de Santos, membro do Rotary clube e do instituto histórico e geográfico de Santos? Só mesmo sendo desdobrável...

Mas essa é só uma parte da vida de Hortência. A consciência da condição da mulher na sociedade, que ainda necessita de tantas conquistas, levou essa guerreira ao movimento de arregimentação feminina.

Em sua caminhada, a advogada encontra muitas dessas mulheres, guerreiras, que precisam de ajuda, que necessitam de auxílio para conseguir cumprir seus múltiplos papéis. Hortência as apóia, divide sua experiência, ensina a mãe operária, auxilia a mulher que luta, como ela, como parte desse exército forjado na batalha pela igualdade, por condições mais humanas e justas de direitos, deveres e oportunidades.

A advogada, que veio de Jaboticabal, conquistou nossa cidade com seu trabalho, seu carinho e sua dedicação. Onde quer que atue, espalha seu amor, o mesmo amor que guarda para o esposo, Walter Benette, para as filhas, Roberta, Renata e Rafaela, para o genro, Luis Fernando, e para o neto, Lucas.

Com sua dedicação à família, ela nos ensina mais uma vez como é possível desdobrar-se e estar inteira em tudo que se faz. Amor que é dividido sempre se multiplica.

Hortência é uma pessoa que concilia luta e dedicação, que reúne força e delicadeza. É uma mulher premiada, que tantas vezes teve sua atuação reconhecida por essa sociedade onde deposita seu trabalho e seus sonhos, na esperança de ajudar a construir um futuro melhor.

Ela já ganhou o Robalo de Ouro Brasil 2000, foi premiada com o Special Woman 2000 – real valorização da mulher na sociedade, e por duas vezes recebeu o troféu Lydia Federici.

Hoje, mais uma vez, essa cidade reconhece tudo o que ela já fez e ainda faz por seus cidadãos. Como presidente da Câmara Municipal de Santos, tenho a honra de prestar essa merecida homenagem, entregando a ela a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas.

Queremos prestigiar a advogada que trabalha em nome da Cidade, a pessoa dedicada que atua no segmento social, a mulher que batalha ao lado de tantas outras mulheres, e também a Hortência mãe, esposa, amiga e companheira.

Sobretudo, queremos homenagear o grande ser humano que é Hortência.  Mulher já tão reconhecida e realizada, mas que mesmo assim segue sua batalha pela conquista de seus sonhos, porque sabe que seu maior prêmio é a certeza de estar cumprindo seu papel, de prestar um serviço à comunidade. 

E se Adélia Prado nos ajudou, com sua pequena frase, a definir um pouco do que é essa mulher, podemos contar também com o dramaturgo inglês, Bernard Shaw, para entender a força de Hortência, quando ele diz: “Tem gente que sonha com realizações importantes, e há quem vai lá e realiza”.

PAULO GOMES BARBOSA – PSDB
PRESIDENTE DA CÂMARA.