Solenidade de posse

Compartilhe!

2 curtiram

         Centenas de autoridades civis e militares da região, representantes de instituições e munícipes lotaram as dependências da Câmara, no final da tarde do dia 1º de janeiro, para a solenidade de posse dos 17 vereadores, do prefeito João Paulo Tavares Papa e do vice Antonio Carlos Silva Gonçalves. Após a cerimônia, foi eleito por unanimidade, como presidente da Câmara, Paulo Gomes Barbosa (PSDB), titular da única chapa inscrita. A primeira vice-presidência ficou com Cassandra Maroni Nunes (PT) e a segunda com Braz Antunes Mattos Neto (PPS), enquanto a primeira secretaria coube a Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) e a segunda, a Benedito Furtado de Andrade (PSB).  

         A solenidade de posse foi presidida pelo vereador eleito com o maior número de votos, Marcus Vinícius de Rosis (PFL, 6.864 votos), que, em cumprimento ao que determinam a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara, entregou ao Diretor Legislativo da Casa de Leis, Wanderley de Almeida, o diploma expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral, procedimento seguido pelos demais edis. Após a entrega da declaração pública de bens, para averbação e publicação oficial, de Rosis promoveu a leitura do compromisso, seguindo-se a assinatura dos vereadores no livro de posse.

         Na seqüência, o presidente da solenidade deu posse ao prefeito e ao vice, recebendo deles o diploma do Tribunal Eleitoral e as declarações públicas de seus bens, e promovendo a leitura do compromisso do cargo. De Rosis externou sua satisfação de presidir a cerimônia, no dia consagrado à Paz Universal e de fazer a saudação às autoridades, como o vereador mais votado.

Em nome da população santista, ele agradeceu ao ex-prefeito Beto Mansur pelo trabalho que realizou em duas gestões à frente do Executivo. “Aos poucos, o Município foi sendo recuperado, assim como a auto-estima da população, que hoje se orgulha de encontrar uma Cidade bonita e limpa, resultado de sua competente equipe de trabalho. Foram quase três mil obras e Santos ganhou mais de 100 prêmios em várias áreas, sendo hoje considerada a quinta cidade do País em qualidade de vida, segundo dados do Atlas de Desenvolvimento Humano elaborado pela Organização das Nações Unidas”.

O vereador também saudou o prefeito João Paulo Tavares Papa, “que após uma disputa acirrada, venceu um embate de forma magnífica, dentro dos princípios éticos e democráticos, demonstrando uma personalidade forte que caracteriza os grandes líderes”. Ele lembrou que o êxito foi possível porque Papa há muito se preparou para o cargo e adiantou que a Câmara estará sempre ao lado do Executivo “naquilo que for bom para a comunidade e para a Cidade”.

O vice-prefeito destacou a responsabilidade do governo, que pretende dar continuidade ao trabalho realizado nos últimos oito anos, orgulho para os santistas. E, em um momento de descontração, pediu a atenção do prefeito: “Papa, preste atenção, daqui a quatro anos, tenho certeza de que, da mesma forma que subimos a escada da Prefeitura, desceremos os degraus com a cabeça erguida e o sentido do dever cumprido”.

Considerando uma honra o fato de ter sido eleito na primeira vez em que disputou o cargo, Papa anunciou a escolha de Marcus de Rosis como o líder do Governo na Câmara. Ele reafirmou seu compromisso de governar para todos e renovou a certeza de que a Administração avançará nas conquistas do plano social, geração de emprego e de renda, reforçando sua atuação nos setores de Educação, Saúde, Habitação e Segurança, entre outros.  “Vamos enfrentar desafios, mas não me faltará disposição, e nem à minha equipe”.

Após a cerimônia, Papa e Antonio Carlos seguiram para o Salão Nobre da Prefeitura para dar posse aos secretários. Ao mesmo tempo, a Câmara procedeu à eleição da nova Mesa Diretora, eleita por unanimidade, e à escolha dos novos integrantes das Comissões Permanentes da Casa de Leis (veja a nova composição nos referentes links do site)
 

Nova composição da Mesa Diretora 

  • Paulo Gomes Barbosa (PMDB) – presidente
  • Cassandra Maroni Nunes (PT) – 1ª vice-presidente
  • Braz Antunes Mattos Neto (PPS) – 2º vice-presidente
  • Antonio Carlos Banha Joaquqim (PMDB) – 1º secretário
  • Benedito Furtado de Andrade (PSB) – 2º secretário