Sindicato recebe homenagem na Câmara

Entidade é o SESCON que completou 60 anos

Compartilhe!

Curtir

Obedecendo ao Decreto Legislativo nº 01/2009 de autoria do vereador Odair Gonzalez (PR), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo, o SESCON, recebeu na noite de (27/03/09), homenagem pelos seus 60 anos de atividades. O vereador Geonísio Pereira Aguiar, Boquinha (PMDB) presidiu a solendiade. 
 
O SESCON-SP é exemplo de como uma entidade de classe deve contribuir com a sociedade no exercício da cidadania, tendo de forma constante, possibilitado a multiplicação do conhecimento por meio de cursos, palestras, debates e reflexões sobre temas relevantes. 

Tornou-se referência para a categoria, representando-a perante os Poderes do Estado, reivindicando e defendendo seus interesses e direitos, procurando a valorização das atividades e a ampliação de seu mercado, promovendo a disseminação de informações importantes à atividade empresarial. A homenagem aconteceu na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, sn.

Luciana Leal - MTB 22.489 -
cel. 13 8815.8977 e/ou 13 81134309
Assessoria de Imprensa

Discurso do Vereador Odair Gonzalez

Senhor Presidente,
Srs. Vereadores, Sras. vereadoras,
Autoridades Presentes,
Senhoras, Senhores,
Nobres Colegas Contabilistas

Esta data há de ser inesquecível para esta casa, um marco em nossa cidade. Pelo papel importantíssimo que representa para sua categoria, como também para a sociedade em geral, é que me sinto honrado de fazer esta saudação por ter apresentado o que se tornaria o primeiro Decreto Legislativo de 2009, homenageando uma grande instituição.

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo – SESCON - comemora neste ano o seu sexagésimo aniversário. O município de Santos não poderia deixar esta data passar em branco.

O SESCON-SP é exemplo de como uma entidade de classe deve contribuir com a sociedade no exercício da cidadania, tendo de forma constante, possibilitado a multiplicação do conhecimento por meio de cursos, palestras, debates e reflexões sobre temas relevantes.

Tornou-se referência para a categoria, representando-a perante os Poderes do Estado, reivindicando e defendendo seus interesses e direitos, procurando a valorização das atividades e a ampliação de seu mercado, promovendo a disseminação de informações importantes à atividade empresarial.

Há grande alegria também a classe política, aos empresários, aos contabilistas da nossa região em lembrar essa data. Tomo a liberdade de contar aqui um pouco de sua história.

Em 12 de janeiro de 1949, na rua consolação, 318, em São Paulo, nascia à nova entidade. Surgia após a disposição por parte de alguns integrantes e profissionais da área de contabilidade, em criar um órgão para representar a classe.

Destaco alguns empreendedores e pioneiros, como Joaquim Monteiro de Carvalho, Arthur Magalhães Andrade, Tikara Tanaami, Durval Alves, Odilon Cunha Lima. Nomes que ajudaram a criar uma associação capaz de representar a classe de forma consistente e sólida, ocupando espaços juntos a políticos e em questões preocupantes de São Paulo e do Brasil.

Em 1964 o Ministério do Trabalho transformou a associação em sindicato, proporcionando melhor representação de seus filiados e associados. Época também da expansão geográfica de atuação, com os encontros realizados pelo SESCON em várias cidades do Estado, ampliando ações, aproximando contabilistas e conhecendo melhor a necessidade da categoria.

O SESCON teve papel importante também fora do Estado. Ampliou sua força em lutas por questões como o desenvolvimento do Nordeste brasileiro na década de 70, debatendo problemas nacionais como a oportunidade de projetos e análises de investimentos lucrativos para o país.

Em 27 de maio de 1987, a entidade passou a ter sua denominação atual: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo. Em 2000 a consolidação da qualidade de serviços prestados. a obtenção do certificado ISO 9001 e a inauguração da nova sede social, na Av. Tiradentes, 960, bairro da Luz.

Destaco o aumento da atuação da entidade ao ampliar o sindicato criando 30 sub-regionais. Na Região Metropolitana de Santos o papel da sub-regional, presidida atualmente por Ariovaldo Feliciano, é fundamental em questões relevantes. Importante ressaltar a participação do Senhor Orival da Cruz, presidente durante a gestão de 2003-2007, responsável pela implantação do SESCON em nossa cidade, e que desfruta de elevado conceito junto à classe dos contabilistas, não só em nossa região, mas no Estado de São Paulo, uma vez que já cumpriu mandatos nas mais destacadas entidades representativas dos contabilistas, como presidente do Sindicato dos Contabilistas de Santos e da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, vice-presidente do SESCON-SP e diretor da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL) e da Fenacon.

Falar em SESCON é falar de movimentos em defesa da sociedade, como a atuação do sindicato para reduzir a multa na nota fiscal paulista, a exigência de extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras – CPMF, que deixou de existir em 31 de dezembro de 2007.

Também não posso esquecer do papel importante do SESCON na rejeição da Medida Provisória 232 em 2004, que teve os artigos de 4 a 13 revogados, sendo uma vitória para a classe e ao contribuinte brasileiro. A famosa MP da “tsunami tributária” poderia elevar tributos para empresas prestadoras de serviços, agricultores e transportadoras, além de impedir o acesso às Câmaras de Julgamento de quase 90% dos contribuintes.

Através de pressões e movimentos o sindicato tem participado e dado sua contribuição à região, ao Estado, ao País, fazendo com que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário tomem decisões importantes à sociedade. Nesta história de ações, representação de classe, luta contra as cargas tributárias e por seu papel em âmbito nacional é que hoje posso dizer por muitos colegas, parabéns!

Parabéns por representar perante as entidades de direito público ou privado os interesses gerais de seus filiados; por celebrar convenções, acordos coletivos de trabalho, bem como defender em dissídios coletivos as categorias econômicas representadas;

Por colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com as categorias que representa; por ajudar os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social; por manter serviços de consultoria jurídica aos filiados;

Por promover convênios técnico-operacionais com entidades em geral, criar e manter cursos de atualização, formação e modernização profissional para os filiados.

Pelo objetivo de servir com excelência os associados, atuando como porta-voz da classe perante os Poderes do Estado, reivindicando, defendendo seus interesses e direitos, procurando a valorização das atividades das empresas representadas e a ampliação de seu mercado. Colaborando para o desenvolvimento de seus recursos humanos, promovendo a educação continuada e a disseminação de informações importantes para a atividade empresarial; sempre criando incessantemente novos serviços e vantagens para o seu público.

Ainda há muito a se fazer. Princípios a serem conquistados, como a reforma tributária por exemplo. Espero que o sindicato continue nos próximos anos, cobrando, atuando da forma responsável, representativa, lutando por ideais e obtendo as conquistas que refletem na melhora da economia e da vida dos brasileiros. Tenho certeza que o SESCON ajudará o Brasil a mudar, para melhor, através da união da classe, com posturas éticas, com força e determinação!

Os sacrifícios das reuniões exaustivas, de debates, de muitas horas de palestras, não terão sido em vão. As futuras gerações também irão agradecer. As minhas, as nossas palavras hoje, só podem ser de “obrigado”.

Continuem com o mesmo espírito empreendedor de 1949 em 2009, quando vivemos a crise mundial, com um contingente de desempregados, com o comércio e as empresas buscando formas para sobreviver. Esperamos no SESCON atitudes inovadoras, alternativas nesta época conturbada para a economia mundial, ajudando o Brasil a se manter em desenvolvimento, a melhorar cada vez mais e a se destacar no mundo. E com certeza elas serão perseguidas e implementadas.

Parabéns SESCON pelos seus 60 anos! Parabéns por todas as lutas vencidas e por tantas outras que ainda terão êxito!

s.s., 27 de  março  de 2009.

Odair Gonzalez