Sinalizadores sonoros: audiência discute nesta 3ª mudança em lei

Vereadora e secretária municipal vistoriaram rua no bairro Aparecida, onde o problema de poluição sonora é preocupante.

1 curtiu

"Os sinalizadores sonoros instalados nas saídas das garagens dos prédios não estão alertando os pedestres e estão produzindo uma conseqüência negativa na cidade". A avaliação é da secretária de Meio Ambiente, Débora Blanco, que participou hoje, dia 8, a convite da vereadora Cassandra Maroni Nunes, de vistoria na Rua Januário dos Santos. No local, a grande concentração desses equipamentos tem sido foco de constante poluição sonora.

Débora Blanco apóia a iniciativa da vereadora em rever a lei municipal que determina a instalação de sinalizadores sonoros nas saídas das garagens de prédios, oficinas e estacionamentos da cidade e assegurou que vai apresentar sugestões na audiência pública que acontece nesta terça-feira, dia 9, às 19h, no plenário Ulisses Guimarães da Câmara Municipal de Santos.

A realização da vistoria foi uma proposta de Cassandra aprovada ainda na primeira audiência realizada em junho e contou também com o acompanhamento do presidente do Conselho Municipal para Assuntos das Pessoas Físicas (Condefi), Luciano Marques de Souza, e de moradores.

Cassandra saudou o envolvimento da Administração Municipal na busca de alternativas para diminuir o transtorno que os sinalizadores sonoros de garagens têm provocado à população e acredita que o caminho é regulamentar a legislação em vigor, reduzindo o ruído provocado por estes equipamentos a um nível que não incomode os moradores. Ela defende, por exemplo, que o sistema seja acionado apenas na saída dos veículos, idéia compartilhada pela secretária municipal.

DEBATE POSITIVO
Cassandra espera, ainda, que a população se faça representar nesta nova etapa de discussões sobre o tema, que acontece nesta terça-feira.

No primeiro encontro, estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal para Assuntos das Pessoas Físicas (Condefi), Luciano Marques de Souza, o presidente do Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon), Rubens Moscatelli, técnicos das secretarias de Meio ambiente, Governo, Planejamento, e lideranças de várias organizações não-governamentais, além de munícipes de diferentes bairros da cidade. "Tivemos um debate bastante positivo na primeira audiência e, juntos, pudemos identificar as falhas da atual legislação. Com certeza, se o Legislativo promovesse mais discussões sobre variados temas, antes de formular as leis, muitos problemas seriam evitados", concluiu.