Sinalização sonora pode ser obrigatória

Projeto de Lei 6196/05 obriga as prefeituras das cidades com mais de 50 mil habitantes a instalar semáforos com sinais sonoros destinados a orientar a travessia de deficientes visuais, pelo menos em áreas de grande tráfego de pessoas.

Curtir

Além da sinalização sonora, também deverão ser construídos pisos com textura diferenciada da pavimentação normal para indicar o local das travessias aos portadores de necessidades especiais relacionadas à visão.

O deputado Carlos Nader (PL-RJ), autor do projeto, salienta que existe um número significativo de deficientes visuais nas cidades, que, mesmo conhecendo o trajeto que devem fazer, dependem da cooperação de outras pessoas, por exemplo, para atravessar ruas e avenidas. Segundo o parlamentar, a instalação da sinalização sonora vai dar maior independência e mobilidade aos deficientes visuais.

Legislação
O Código de Trânsito (Lei 9503/97) já prevê a orientação por sons como uma das formas de sinalização. No entanto, o código faz menção somente aos sinais de apito utilizados pelos agentes de trânsito. A sinalização sonora em semáforos, como está prevista no projeto, já existe em algumas cidades, mas não é obrigatória.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara