Sessão extraordinária será às 15h

Protesto impediu plenária desta sexta-feira, dia 13

A Câmara de Santos realiza na segunda-feira (16 de dezembro), às 15 horas, sessão extraordinária. Na pauta, seis projetos serão votados. A Ordem do Dia está disponível no site da Câmara, no menu Atividade Legislativa.

A plenária será transmitida pela TV, no canal 9, da Net, e pela internet, no www.camarasantos.sp.gov.br.

Adiada
Sessão extraordinária marcada para esta sexta-feira (13), às 10 horas, não foi realizada. Manifestantes contrários ao projeto de lei de autoria do Executivo, que prevê o gerenciamento de equipamentos públicos municipais por organizações sociais (OSs), impediram o acesso ao plenário dr. Oswaldo de Rosis.

Gritando palavras de ordem e fazendo muito barulho, os manifestantes se posicionaram em frente ao plenário, impossibilitando a passagem. O vereador Benedito Furtado (PSB) chegou a tentar entrar, mas foi impedido.

Toda a ação foi acompanhada pela Guarda Municipal (GM), que apreendeu com os manifestantes, além de buzinas, chaves de fenda e até um martelo.

Este foi o quinto protesto contra as OSs na Câmara. Em todas as ocasiões, a GM recolheu material dos manifestantes, incluindo tesouras.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Sadao Nakai (PSDB), a decisão de adiar a sessão foi tomada com o intuito de preservar o patrimônio público, de manter a integridade física dos vereadores e dos funcionários da Casa, e de garantir o processo democrático.

“Em nenhum momento nós impedimos as manifestações, porque entendemos que isso faz parte da democracia. Nós não nos recusamos a ouvir a população. Neste caso, inclusive já nos reunimos com o sindicato para conversar sobre o projeto. No entanto, hoje fomos impedidos de exercer nossa função de vereador”.

Segundo Sadao, o projeto já foi analisado por todos e recebeu emendas daqueles que entenderam que a matéria precisava ser aperfeiçoada. “Está pronto para ser votado. Então, o que nos compete agora é votar. E cada vereador tomará sua decisão: contrária ou favorável à proposta”.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos