Seminário discutirá Plano Diretor do município

Iniciativa é da Comissão Permanente de Política Urbana da Câmara

Seminário "Por Dentro do Plano Diretor Participativo"

Data: 14 de fevereiro de 2009 (sábado)

Horário: das 9 às 13h00 e das 14h às 16h.

Local: UNISANTOS - Campus Dom Idílio - Av, Conselheiro Nébias, 300, Auditório 201.

Realização: Fórum da Cidadania-Comitê do Plano Diretor Participativo

Apoio: Comissão Permanente de Política Urbana e Funções Sociais da Cidade da Câmara Municipal de Santos e Universidade Católica de Santos - UNISANTOS

Objetivos:
1 - Integrar, articular e mobilizar as diversas instâncias da sociedade organizada e cidadãs e cidadãos interessados em participar ativamente do processo de revisão do atual Plano Diretor.

2 - Destacar a importância do Plano Diretor enquanto instrumento fundamental para a definição de rumos atuais e futuro da cidade e, em decorrência, da própria qualidade de vida da população.

3 - Proporcionar aos participantes informações sobre o Plano Diretor, garantindo-lhes melhores condições para intervenção neste processo de revisão.

Inscrições:

As inscrições para o Seminário são gratuitas. Podem ser feitas antecipadamente pelo telefone 3221-2034, no horário das 14 às 21h, ou no próprio dia e local de sua realização, a partir das 9 horas. O evento é dirigido a todas as pessoas interessadas, em especial representantes de entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias.

Programação:
9h - Credenciamento dos participantes

9h30 - Abertura dos trabalhos e apresentação dos objetivos do Seminário por Fernando Luiz Dias Rodrigues - Coordenador Geral do Fórum da Cidadania

9h45 - Painel de Debates sobre o tema do evento: "Por Dentro do Plano Diretor Participativo"

Expositora do tema: - Rosana Denaldi - Arquiteta e Professora da Universidade Federal do ABC - ex-Professora da FAUS/UNISANTOS e ex-Secretária de Habitação de Santo André

Debatedores:

- Bechara Abdala Pestana Neves - Arquiteto e Secretário Municipal de Planejamento de Santos

- José Pascoal Vaz - Economista, Professor da UniSantos e Membro do Fórum da Cidadania

- Vereador Marcus De Rosis, Presidente da Câmara Municipal de Santos

- Mônica Antonia Viana - Arquiteta e Professora da FAUS / UNISANTOS

11h30 - Questionamentos e Intervenções do público participante.

- Mediador dos Debates: Fernando Jorge Rebelo Soares - Professor das Faculdades de Direito e Serviço Social da UNISANTOS e Membro do Conselho de Coordenação do Fórum da Cidadania

12h15 - Continuidade dos trabalhos do Comitê

Curso Intensivo de Capacitação: de 14 de abril a 21 de maio, dirigido a todos os interessados, em especial a lideranças comunitárias para o trabalho de mobilização em torno da participação popular no processo de revisão do Plano Diretor.

Atividades promovidas pelo CMDU e CDES: reuniões, oficinas e audiências públicas regionais.

Parceria com a Câmara Municipal para a realização conjunta de Audiências Públicas Temáticas.

Mediador: José Marques Carriço - Urbanista e Assessor Parlamentar.

13 h - Intervalo para almoço

Dentre outras opções, dada a brevidade do tempo do intervalo, sugerimos a utilização da cantina da própria Universidade que serve refeições por quilo pelo valor de R$ 1,80 a cada 100 gramas.

14 h - Plenária de Encerramento

Deliberações sobre as seguintes questões:
Manifesto do Comitê.

Estratégias de mobilização e participação da Comunidade e formas de encaminhamentos de novas propostas.

Eleição, dentre os participantes do Seminário, para complementar a composição da comissão de coordenação do Comitê.
Mediadora da Plenária: Lenimar Gonçalves Rios - Arquiteta e Professora da FAUS UNISANTOS.

16h - Encerramento dos trabalhos.