Começa neste domingo, 10 de novembro, a Semana Municipal de Saúde Pública Dr. David Capistrano, incluída no Calendário Oficial do Município com o objetivo de reunir profissionais do setor para debater a evolução do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Semana foi instituída pela Lei Municipal nº 2.967, de 17 de janeiro de 2014, após aprovação pela Câmara Municipal em 18 de dezembro de 2013. Desde então, o evento é realizado anualmente entre 10 e 16 de novembro pela Escola de Saúde Pública de Santos.
Neste ano, a Semana tem como tema “Educação Permanente em Saúde: Um Pilar para a Equidade no SUS” e apresenta mesas de debate, exposição e premiação de trabalhos e oficinas realizadas por servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
As atividades acontecem entre os dias 11 e 13 de novembro na Universidade Metropolitana de Santos (Rua Barão de Paranapiacaba, 15 - Encruzilhada). A abertura será no dia 11, das 8h às 10h, e terá
transmissão pelo YouTube.
Veja a programação.
Semana lembra ex-prefeito
A Semana Municipal de Saúde Pública homenageia David Capistrano da Costa Filho, que foi prefeito de Santos de 1993 a 1996, depois de ter sido secretário municipal de Saúde e chefe de gabinete na gestão Telma de Souza (1988 a 1991). Antes, foi secretário de Saúde em Bauru.
Médico sanitarista, ele nasceu no Recife em 1948 e morreu no ano 2000, em decorrência de complicações de um transplante de fígado.
Como prefeito de Santos, Capistrano criou a rede de policlínicas, liderou o processo de municipalização da Saúde e implantou a distribuição do coquetel de medicamentos antiaids e de preservativos e de seringas descartáveis para usuários de drogas. Também se destacou na luta antimanicomial, tendo fechado a Casa de Saúde Anchieta para promover um atendimento humanizado em saúde mental.
*Com informações da Prefeitura de Santos