Seduc anuncia proposta para reorganização do EJA

Comissão de Educação da Câmara intermediou reunião

Durante reunião realizada na última quinta-feira 26/10/09 no Gabinete do Vereador Braz Antunes, Vice-Presidente da Comissão Permanente de Educação, representantes da Secretaria Municipal de Educação anunciaram aos alunos do EJA a proposta de reorganização das unidades do Ensino de Jovens e Adultos para 2010, após grande manifestação dos alunos do Pólo Edméa Ladevig, que procuraram os Vereadores da Comissão Permanente de Educação para manifestar seu descontentamento com as mudanças. A comissão é presidida pela vereadora Telma de Souza e tem ainda como integrante, o vereadores Marcelo Del Bosco Amaral.

“É uma nova proposta de organização, passível de alterações. Não é uma decisão fechada ainda”, disse Ricardo Dias, Assessor de Gabinete da Seduc. “Vamos conversar com os alunos de todas  as unidades do EJA e tentaremos resolver a situação daqueles que não se sintam atendidos pela proposta”.

Os alunos questionaram a forma pela qual foram comunicados sobre as mudanças. “Ficamos sabendo da decisão através de uma ficha entregue na sala de aula, sem termos sido consultados antes”, protestou uma aluna. O Vereador Braz concordou com o protesto, porém esclareceu que o debate estava acontecendo justamente naquela oportunidade. “Faltou uma conversa entre a Seduc e os alunos, mas estamos fazendo isso agora. A Seduc está apresentando aquilo que pode melhorar, e quem não estiver satisfeito pode se pronunciar durante as reuniões individuais que serão feitas em cada escola, que certamente será atendido”, destacou o Vereador.

A Supervisora de Ensino Denise Albino ressaltou que as mudanças na organização do EJA  visavam melhorar ainda mais a qualidade do ensino. “Santos é respeitada como exemplo na Educação em todo o Brasil. Já temos uma ótima qualidade de ensino; agora estamos primando pela excelência. Não houve a intenção de prejudicar ninguém”, explicou a representante da Seduc.

A Coordenadora de Supervisão das Unidades Escolares da Seduc, Gisele Gênio, anunciou a proposta de reorganização das unidades do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para 2010:

-         Edméa Ladevig: será mantida como pólo, devido às várias manifestações contrárias à mudança;

-         Dino Bueno: transferido para a UME Edméa Ladevig;

-         Pedro II: transferido para a UME Cidade de Santos;

-         Mário Alcântara: transferido para a UME 28 de Setembro;

-         Pedro Crescenti: transferido para a UME Leonardo Nunes;

-         Gota de Leite: transferido para a UME José Bonifácio.

Além do Edméa Ladewig, as unidades Barão do Rio Branco, Genésio, Therezinha Pimentel, José Carlos, Judoca Ricardo Sampaio, Rubens Lara e Monte Cabrão serão mantidas como pólos do EJA.

Alguns alunos se manifestaram contrários às mudanças propostas, porque não se adequavam ao seu local de trabalho ou residência. Todos os que não se sentirem contemplados poderão solicitar à Seduc a transferência para a unidade que lhe for mais conveniente.