Secretário vistoria canal obstruído no Rádio Clube

Vereador apontou local das enchentes

Curtir

O secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Russo, acompanhado pelo vereador Manoel Constantino (PMDB), vistoriou no último dia (4/02) pela manhã o trecho da Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Rádio Clube, que se encontra obstruído por entulho e lixo, provocando enchentes no entorno, principalmente nas ruas Nelson Spindola Lobato e Esculápio César Paiva. Além do vereador, também participaram da visita o presidente da Cohab-STS, Hélio Hamilton, o encarregado da Regional da Zona Noroeste, Wagner Ramos, técnicos da secretaria e empresários que podem vir a assumir a limpeza da área.

O presidente da Cohab confirmou ter sido iniciado esta semana o processo para contratação de maquinário e mão-de-obra e adiantou que deverão ser criados 15 novos empregos apenas na turma que procederá à limpeza. O vereador Constantino insistiu na urgência para a solução do problema, lembrando que o trecho nunca havia sofrido alagamento. “Depois que o entulho foi jogado no canal é que começaram as enchentes”, informou Constantino ao secretário. No sábado (dia 30/01/10), o vereador, que é presidente da Sociedade Pró-Melhoramentos do Jardim Rádio Clube, levou o presidente da Cohab e o encarregado da Regional para verificaram a extensão do problema, quando Hélio Hamiltom se comprometeu a desobstruir o canal.

O trecho em pior situação está localizado entre a Avenida Vereador Álvaro Guimarães e a Rua Nelson Spindola Lobato. Com a abertura e recapeamento da avenida e a retirada de vários barracos, todo o entulho proveniente desse serviço, terra, pedras e madeira, foi jogado ao longo do canal e no próprio canal, obstruindo a passagem da água.

Conscientização

Além do entulho, os técnicos constataram que o problema está sendo agravado pelo grande acúmulo de lixo nas margens e no canal, depositado pelos próprios moradores. Há desde pedaços de madeira a móveis e milhares de sacolas plásticas e garrafas pet.

O vereador Constantino e o secretário Carlos Alberto Russo concordaram em que, além do serviço de limpeza, há necessidade de um trabalho de conscientização dos moradores para o prejuízo de se jogar lixo no canal. “Eles precisam seguir os horários de coleta e esperar o cata-treco. O lixo jogado no canal vai se voltar contra eles depois, na forma de enchente”, disse Constantino.

Após a vistoria, o vereador percorreu vários locais onde os moradores jogam lixo nas calçadas. Achou diversos depósitos de entulho e lixo, mas encontrou também uma pá carregadeira e um caminhão da Prefeitura fazendo a limpeza. “O pior é que a gente sabe que daqui a pouco esses lugares já vão estar cheios de lixo de novo”, lamentou.