Secretário Sérgio Aquino apresenta projetos

Uma das propostas, segundo revelou o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, em audiência pública na Câmara, será a formalização de convênio entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Codesp para melhorar o tráfego de veículos no Porto de Santos.

1 curtiu

Atendendo ao pedido do presidente da Câmara Municipal de Santos, Paulo Gomes Barbosa (PSDB), o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos (Seport), Sérgio Aquino, esteve, na última quinta-feira (1), em audiência pública na Sala Princesa Isabel para falar sobre os objetivos da pasta.

O secretário revelou ontem que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Codesp vão formalizar dois convênios para melhorar o tráfego de veículos no Porto de Santos. O objetivo é habilitar agentes da Guarda Portuária (Gport) para autuar motoristas infratores que circulam pelo complexo e, ainda, fornecer apoio técnico ao gerenciamento do trânsito de caminhões.

Participaram da audiência os vereadores Braz Antunes Matos (PPS), Reinaldo Martins (PT), Manoel Constatino (PMDB) e Benedito Furtado (PSB), além de Jama; os sindicalistas João de Andrade e Everandy Cirino dos Santos, do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária (Sindaport); o presidente da Libra Terminais, Mauro Salgado; o diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), José dos Santos Martins; e o diretor de Infra-estrutura da Codesp, Arnaldo Barreto, entre outros.

Conforme o secretário, os dois convênios deverão ser assinados entre a Seport, a CET e a Codesp nas próximas semanas. Ele afirmou que o primeiro acordo garantirá à estatal apoio técnico no gerenciamento do trânsito portuário. ‘‘Ainda depende de procedimentos internos da Codesp, mas estamos empenhados nestes contratos para agilizar a fluidez no porto’’, destacou.

Aquino ainda ressaltou que pretende instituir no Município a Semana Cidade-Porto, para debater com a comunidade a relevância do complexo portuário, especialmente a sua importância econômica para a Cidade. ‘‘Pretendemos fazer a semana de 26 de janeiro, que é o aniversário de Santos, a 2 de fevereiro, que é o aniversário do porto. Nesse meio, dia 28 de janeiro é o dia do portuário’’, concluiu.