Secretária de Saúde explica contratação de agentes da dengue

1 curtiu

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda manifestação da Justiça Eleitoral para contratar novos agentes da dengue por tempo determinado. Por causa das eleições, a autorização é necessária.

A explicação foi dada nesta sexta-feira (dia 10 de agosto) pela secretária de Saúde, Maria Ligia Lyra Pereira, em audiência na Câmara de Santos. Ela foi convocada para dar explicações ao Legislativo sobre o processo de seleção dos agentes da dengue. A convocação partiu do vereador Geonísio Pereira Aguiar (PMDB).

Segundo Maria Ligia, cerca de 60 contratos vencem em agosto e, como o programa de controle não pode ser interrompido, o município tem urgência na substituição. Atualmente, 220 agentes trabalham na prevenção da doença.

“A dengue está no nosso município. Então, nós estamos tentando controlar. E a única maneira de controlar é a prevenção”, argumentou Maria Ligia ao ressaltar a importância do trabalho realizado pelos agentes, que além de orientarem a população, também coletam material para análise.

Para o processo de contratação, a Secretaria de Saúde recebeu 1.642 currículos. Destes, apenas 486 foram selecionados para a prova. Segundo Maria Ligia, o critério de seleção levou em conta a idade (de 18 a 50 anos). Ela argumentou que o trabalho dos agentes exige muito esforço físico.

Apesar da prova se limitar a cinco questões simples, 220 foram reprovados. O número de faltas também foi elevado. Assim, restaram apenas 173 classificados para a entrevista. Vencida a nova etapa, 158 pessoas foram aprovadas.

Apesar dos argumentos da secretária, o vereador Geonísio solicitou que sejam enviados à Câmara o relatório detalhado dos inscritos, a cópia da prova, e o nome dos integrantes da comissão responsável pela seleção. “Eu acho que os critérios de avaliação devem ser repensados”, disse o parlamentar.

Câmara Santos

imprensa@camarasantos.sp.gov.br