Saúde Bucal foi tema de audiência pública

Encontro faz parte de CEV sobre qualidade de vida

1 curtiu

Aconteceu nesta quarta-feira, 28, mais uma Audiência Pública da Comissão Especial de Vereadores (CEV) Qualidade de vida para um envelhecimento saudável que é presidida pelo vereador Adilson Jr. (PT). O tema abordado nesse encontro foi  ‘O contexto de atenção à Saúde Bucal. Os novos conceitos de Saúde Pública dirigida à Terceira Idade’.

A odontologista Liciane Toledo Bello esclareceu sobre os problemas bucais mais comuns para essa faixa etária como as consequências de doenças sistêmicas, perdas de elementos dentários, falta de salivação adequada, doença periodontal severa, falta de próteses e próteses adaptadas.

Além disso, a odontologista explicou que a saúde começa pela boca e despertou a atenção para as doenças que podem ser motivadas pelo comprometimento bucal que é o caso da endocardite bacteriana, cefaléias persistentes, sinusites induzidas e cervicalgias, desnutrição, depressão e comportamento antissocial.

“Santos tem um índice muito alto de pessoas idosas e é notório a evolução da história  de grandes problemas bucais. Por isso é de extrema importância que eventos como esse sejam capazes de esclarecer as dúvidas da população”, diz a coordenadora do Cecon da Zona Noroeste, Rosimeire Santana que marcou presença na Audiência Pública.

Para o vereador que preside a CEV, essa é uma importante função. “Aqui, uma Casa de Leis, temos diversas funções e levar ao conhecimento público a experiência de profissionais capacitados e preparados para orientar os munícipes, é nossa obrigação. Bem como ouvir o que eles têm pra dizer e tentar solucionar o quanto antes os mais diversos problemas”, esclarece Adilson Jr.

A moradora de Santos Mary Cabral finalizou a Audiência relatando sua satisfação com o legislativo. “É muito bom ver um jovem se preocupando com a gente. Os temas que ele vem abordando são muito importantes não só para nós da terceira idade mas para os que ainda serão. Santos deveria ter mais pessoas como ele”.

CORAL – Abrilhantando a tarde, o Coral da Terceira Idade de Santos esteve presente na Audiência Pública da CEV Qualidade de vida para um envelhecimento saudável. Sob regência de José Simonian. Para homenagear a Cidade, os integrantes do coral apresentaram ‘Santos Poema’, que fala sobre as belezas e propriedades do Município, autoria de Antônio Bruno Zwarg e Ernesto Zwarg e que em dezembro de 2008 foi instituída como Hino de Santos.

i9 Comunicação - Assessoria de Imprensa Ver. Adilson Jr. (PT)
Simone Pustiglione
Jornalista Responsável e Relações Públicas