Santos realiza primeira captação de órgãos

Vereador é autor da lei que viabiliza a iniciativa

1 curtiu

A Secretaria de Saúde de Santos realizou a primeira captação de órgãos na rede municipal de Santos. A medida foi possível após a criação, em 2009, da Secapt (Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos), graças a Lei nº 2569/2008, de autoria do vereador pemedebista e atual líder do governo, Marcus de Rosis. “Salvar vidas era o objetivo final dessa lei, que vem sendo alcançado”, comemora o parlamentar.

A retirada dos órgãos do doador ocorreu em 3 de junho, no centro cirúrgico da Santa Casa de Santos (referência regional para o procedimento), por equipes médicas ligadas ao Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Escola Paulista de Medicina. Na ocasião, rins e as córneas foram retirados de um paciente do sexo masculino (49 anos) com morte cerebral confirmada. Após os testes e trâmites necessários, como autorização da família do doador, os órgãos beneficiaram quatro pacientes receptores da lista de espera em transplantes do Estado de São Paulo.

A Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos (Secapt) de Santos tem entre as atribuições a sensibilização e capacitação de profissionais da área de saúde da cidade. A seção, em parceria com a Santa Casa, já coordenou a capacitação de cerca de 350 profissionais de unidades de saúde públicas e particulares, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e funcionários administrativos, além de estudantes de Medicina.

Lucinaira Souza Andrea
Assessora de Imprensa