Sadao Nakai homenageia Adesg-Baixada Santista

Entidade completou 40 anos de fundação

Compartilhe!

2 curtiram

Em sessão solene realizada na última terça-feira (04/08), na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, o vereador Sadao Nakai homenageou a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg-Baixada Santista) pelos 40 anos de fundação da entidade, celebrados no dia 31 de julho. A sessão solene foi presidida pelo presidente da Câmara, Marcus de Rosis (PMDB).

O evento contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre políticos, empresários e adesguianos. “Agradeço ao vereador Sadao Nakai por esta homenagem e ao presidente da Câmara, Marcus de Rosis, por presidir esta sessão. Esta não é uma festa minha, mas de todos os adesguianos. Quem acompanha nosso trabalho sabe da nossa luta e seriedade ao longo dos anos. Temos um desejo de construir uma escola para as crianças carentes”, afirmou a Representante da Adesg-Baixada Santista, Vera Lúcia Guimarães Figueiredo, que distribuiu medalhas de reconhecimento aos adesguianos. Nakai e De Rosis também receberam o prêmio. “Fico muito contente em participar desta homenagem. É uma satisfação ouvir as palavras da Vera Lúcia que, com brilhantismo discursou para este plenário”, disse De Rosis.

Em seu discurso, Sadao Nakai destacou a necessidade de se fazer uma reflexão sobre os princípios de planejamento para ações políticas, em prol da cidadania e da nação. Nakai enalteceu o trabalho da Adesg, refletido no sucesso do pensamento estratégico desenvolvido pelos adesguianos.

“É preciso quebrar paradigmas e preconceitos de todas as ordens com objetivo de criar valores universais para serem assimilados pela sociedade. Será preciso inventar novos modelos de se fazer política, conservando o que se mostrou virtuoso no velho modo, mas indo além dele. Pró-atividade para os grandes problemas que entristecem os cidadãos e suas comunidades. Para finalizar, deixo a todos os adesguianos uma frase do grande pensador e filosofo chinês Confúcio: “É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado, e a viagem, longa”. Parabéns Adesg”, concluiu Nakai. Segue abaixo, o discurso do vereador:

Exmo sra. Vera Lúcia Guimarães Figueiredo, representante da Adesg-Baixada Santista e demais autoridades:

Esta noite nos reunimos nesta Casa de Leis do Município de Santos, em comemoração aos 40 anos da ADESG- Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Este ato solene é um rito que consolida um dos princípios da entidade, a ação política.

Agradeço aos dirigentes e coordenadores da ADESG – Baixada Santista, pela oportunidade de, através do meu mandato, poder realizar esta homenagem a tão honrosa entidade e, principalmente, trazer a esta casa uma reflexão sobre a necessidade de princípios de Planejamento para Ações Políticas, pensadas em prol da cidadania e da nação.

Vivemos em um Mundo de transformações que clama pelo envolvimento da Sociedade Organizada para alicerçar novos paradigmas de ordem econômica e institucionalidade política.

A complexa e tensa combinação de integração econômica mundial, a interdependência do comércio internacional, a revolução tecnológica através da internet e a globalização da comunicação exposta, principalmente pela TV, expõem a estrutura de base e exacerbação do capitalismo que norteia nosso cotidiano, acelerando a forte mudança sócio-cultural da população.

Novas profissões e funções produtivas surgem, desagregando as formas de trabalho instituídas, criando no mercado sensações de dúvidas e incertezas, o que cria uma pirâmide social com base cada vez maior, pois não há velocidade compatível de absorção de conhecimento por parte da população para acompanhar as mudanças exigidas pelo mercado. Esse descompasso no mercado de trabalho cria cada vez mais pobreza, exclusão social e violência.

O modo como a humanidade passou a viver acabou por banalizar a violência, atingindo níveis inimagináveis, sobretudo nas grandes metrópoles. Armas são capazes de ser adquiridas com facilidade, as tecnologias da informação facilitam o crime, a fraude e a corrupção.

A insegurança individual e coletiva é um fato real, tornou-se inerente ao mundo em que vivemos. “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”. (Albert Einstein).

Quando comentamos sobre Segurança na nossa Sociedade atual, é intrínseco remeter a ADESG e sua finalidade.

Os preceitos e conhecimentos repassados pelos conferencistas do corpo permanente da ESG nos Ciclos de Estudos de Política e Estratégia são fundamentais para o entendimento e monitoramento dos rumos da Segurança, hoje com muito mais complexidade de entendimento pela dinâmica de interferências citadas do mundo atual.

Nosso mundo atual já não é reconhecido com facilidade.

Toda essa transformação torna cada vez mais sensível a necessidade de fortalecer as bases do Estado, ou seja, o cidadão e a sociedade civil, unificados sobre a base do diálogo e compartilhado valores, direitos e deveres.

Inferno e céu colectivos

Mestre e discípulo foram até uma região onde havia fartura de arroz mas os habitantes daquele lugar possuíam talas em seus braços, o que os impedia de levarem o alimento à própria boca. No meio daquela fartura, passavam fome e eram fracos e subnutridos!

- Veja! - Disse o Mestre - Isto, é o inferno colectivo.

Em seguida, o Mestre guiou o Discípulo para uma região próxima e mostrou que nela também havia fartura de arroz e as pessoas também tinham os braços atados a talas mas eram saudáveis e bem nutridas pois uma levava o arroz à boca do outro, em um processo de interdependência e cooperação mútua.

- E isto é o Céu colectivo.

A ADESG – Baixada Santista ao completar 40 anos, reflete o sucesso do planejamento estratégico desenvolvido pelos seus idealizadores. Sem nenhum preconceito, a entidade é fruto do pensamento estratégico, para ser base da sociedade civil nas transformações na qual vivemos hoje.

Possibilitar a integração de cidadãos da sociedade civil nos ciclos de debates e estudos gera a capacitação para enfrentamento e discussões de Políticas Publicas e Econômicas da Sociedade Atual. Formando líderes capazes de criar, participar e interferir nos rumos de direção e planejamento de políticas públicas.

“É inútil dizer «estamos a fazer o possível». Precisamos fazer o que é necessário”. Winston Churchill

É preciso quebrar paradigmas e preconceitos de todas as ordens com objetivo de criar valores universais para serem assimilados pela Sociedade em constituição.

Será preciso inventar novos modelos de se fazer política, conservando o que se mostrou virtuoso no velho modo, mas indo além dele. Pró-atividade para os grandes problemas que entristecem os cidadãos e suas comunidades. Para finalizar, deixo a todos os adesguianos uma frase do grande pensador e filosofo chinês Confúcio: “É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa”.

PARABÉNS ADESG! PARABÉNS ADESGUIANOS!
 
Daniel Nakajima MTB 40.319
Assessor de imprensa
Vereador Sadao Nakai (PSDB-Santos)
Tel: (13) 9785-4904 / 3211-4125 / 3211-4179 / 3219-3085
E-mails:
naka_daniel@yahoo.com.br / nakajima.daniel@gmail.com
Msn: daniel_nakajima@hotmail.com
Blog: nakajornalista.blogspot.com