Sábado é Dia do Reino da Espanha

Solenidade acontece às 11h horas

O dia 12 de outubro é comemorado como o dia da Hispanidade em todo o mundo. A Câmara realiza sessão solene em comemoração ao Dia do Reino da Espanha, data oficial no Calendário Municipal de Santos instituída por Lei Municipal de novembro de 1997.

A sessão será aberta oficialmente às 11 horas, pelo presidente do Legislativo, vereador Sadao Nakai (PSDB), na sede do Centro Espanhol de Santos, na Avenida Ana Costa 286, Campo Grande.

A data é feriado nacional em diversos países de língua espanhola e faz alusão ao dia da chegada do navegador Cristóvão Colombo às Américas, em 1492, no local conhecido hoje como Bahamas.

De acordo com o consulado da Espanha em Santos, vivem na Baixada Santista hoje, aproximadamente 18 mil espanhóis entre natos e naturalizados que possuem passaporte.  O número de descendentes espanhóis na região, ainda segundo consulado, chegaria a 60 mil.

Santos foi porta de diversos ciclos de imigração ocorridos no País e os espanhóis, por sua característica mais urbana, adotaram Cidade por causa das facilidades de comércio de café (exportação) e outros gêneros alimentícios (importação).

É grande também a participação da colônia espanhola no setor da construção civil. Foram operários espanhóis, em sua maioria, que atuaram na construção dos primeiros costados do porto santista, ainda no final do Século XIX.

Serviço
Sessão solene em comemoração ao Dia do Reino da Espanha, no dia 12 de outubro a partir das 11 horas no Centro Espanhol, na Avenida Ana Costa 286, Campo Grande.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos