Rua Padre Anchieta receberá melhorias

Moradores da via, no Macuco, sofrem com abandono

O vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS) está acompanhando de perto a crítica situação da Rua Padre Anchieta, no Bairro do Macuco, e tem boas notícias para os moradores.

Após visita ao local e conversas com moradores, comerciantes e empresários, que apresentaram ao parlamentar os principais problemas, Braz consultou os órgãos responsáveis, apresentou trabalhos em plenário e já obteve boas conquistas. O vereador constatou que o abandono do local por parte do poder público possibilitou o aumento da ocorrência de delitos e a permanência de pessoas em situação de risco social como moradores de rua e dependentes de drogas, causando insegurança aos moradores e freqüentadores do bairro.

“Estive na Rua Padre Anchieta à luz do dia e avistei a poucos metros de distância um grupo de homens, mulheres e até crianças consumindo crack. Situação lamentável e revoltante”, declarou o vereador.

Dentre os principais problemas, estão a falta de iluminação pública, falta de sinalização de trânsito, o estacionamento irregular de caminhões, o consumo constante de drogas no local (sendo que os usuários de entorpecentes escondem-se atrás dos caminhões) e o descarte irregular de lixo e entulhos como móveis, portas e janelas nas calçadas.

Para sanar o problema das placas de sinalização, que são constantemente arrancadas, a CET instalará painéis suspensos na rua, para que a sinalização fique isenta da ação de vândalos e de depredação. Na quarta-feira (dia 8 de junho), após o pedido do vereador, a CET iniciou a retirada de caminhões abandonados há tempos no local. Esses caminhões não pertencem às operadoras portuárias daquela região; os veículos têm a placa de outros municípios. Outra solicitação foi o estacionamento em 45 graus (diagonal), que está sendo estudado pela Companhia.

Com relação ao grande depósito de lixo na Rua Padre Anchieta, incluindo móveis e entulhos descartados como sofás, armários, portas e janelas, o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Carlos Russo, se comprometeu a retirar o material do local. Após a retirada, a empresa Eudmarco poderá providenciar o conserto da calçada, como já fez no caso do trecho compreendido entre as avenidas Siqueira Campos, Rodrigues Alves e Senador Dantas, vias adjacentes ao terreno da empresa.

Braz apresentou em plenário, nas sessões dos dias 2 e 6 de junho, requerimentos e indicações solicitando a melhoria substancial na iluminação pública nas ruas mencionadas, providências com relação ao estacionamento irregular de caminhões e a respectiva sinalização de solo e implantação de estacionamento em 45 graus na Rua Padre Anchieta, além de solicitação à Polícia Militar de realização de rondas rotineiras no entorno, com o objetivo de reprimir o consumo de drogas no local.

De acordo com informações passadas ao vereador pelo secretário de Segurança, Renato Perrenoud, que esteve em contato com a Polícia Militar e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a maioria dos casos é de pessoas em situação de risco, sendo de responsabilidade da SEAS. Entretanto, segundo Perrenoud, a PM já está fazendo rondas mais ostensivas no local.

“Os moradores se ressentem da falta de segurança e de uma melhor qualidade de vida. Esperamos que todas essas ações, assim que concretizadas, possibilitem aos moradores e frequentadores do bairro o que eles tanto esperam: tranquilidade”, destacou o vereador Braz.

Gabinete do Vereador Braz Antunes Mattos Neto
Tels.: 3219-2168 / 3211-4181