Rotarianos são homenageados

Diversas pessoas marcaram presença na noite de entrega da medalha do Mérito Rotariano.

Compartilhe!

1 curtiu

DISCURSO DO VEREADOR BRAZ ANTUNES MATTOS NETO NA SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DA “MEDALHA DO MÉRITO ROTARIANO”, NA SALA PRINCESA ISABEL, DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS, EM 15 DE JUNHO DE 2007.
--------------------------------------------------------------------------------

É com um indisfarçável orgulho que ocupo esta tribuna na noite de hoje, dentro de um arlamento histórico de imensas tradições, palco de grandes embates, grandes disputas e grandes realizações. Este orgulho que neste instante ilumina a minha alma tem valor redobrado: de um lado, esta satisfação quase mágica de estar homenageando todos os Rotarys Clubs de Santos, por meio de uma medalha que foi criada por Lei de minha autoria; e de outro lado, o fato de estar, neste momento, ocupando uma cadeira legislativa na Câmara Municipal de Santos. Um Vereador que é, a um só tempo, um Rotariano mais do que convicto e um santista apaixonado.

 Como Vereador e como Rotariano, estou vivendo momentos que transcendem ao simples poder político ou a eventuais emaranhados ideológicos. Este momento, senhores, foi criado, pensado e idealizado acima de tudo como um momento de crescimento pessoal para todos nós. E crescimento pessoal a serviço do bem, sem dúvida torna-se crescimento coletivo.

 Que é exatamente o meu objetivo de vida, como Rotariano e como Político.
 Mais do que uma homenagem, esta solenidade deve ser encarada especialmente como um reconhecimento. Cada um dos Rotarianos agraciados com esta Medalha - que, é bom que se destaque, está sendo entregue pela primeira vez -, foi escolhido da forma mais democrática possível. Pois foram os seus próprios companheiros, dentro de cada Clube, que decidiram quem deve ser reconhecido como pessoa de valor, de altas qualidades e de trabalho incansável em prol da Coletividade Santista. Nomes que podem ou não fazer parte dos Conselhos Diretores e que tenham se destacado nas causas rotárias.

 Em resumo, esta medalha configura um estímulo a todos nós, rotarianos. Pessoalmente, espero, com esta distinção, contribuir um pouco para que cada rotariano desenvolva ainda mais esforços, que cada um procure se dedicar um pouquinho mais. 

 A nós, Vereadores da Comissão Especial encarregada desta homenagem,  cabe aprovar as indicações, avalizar estas escolhas e, com muita satisfação,  ratificar estes nomes. Nomes que, a partir de hoje, serão inscritos nos Anais desta Casa de Leis e entrarão para a História desta Câmara, de tantas tradições e tantas lutas.

 Da mesma forma, completando um ciclo de mútuas consagrações, esta Augusta Casa também fará parte, mais uma vez, da honrosa História do Rotary.

 De coração aberto, afirmo e reafirmo que a intenção de criar esta honraria - concretizada por meio do Decreto Legislativo nº 29 de 12 de dezembro de 2006 - é a de premiar aqueles companheiros que se destacarem a cada Ano Rotário, em cada um dos Clubes de Santos. E a propósito, devo informar com orgulho que, nos próximos anos, o número de Medalhas irá aumentar, com a fundação do  Rotary Club de Santos Boqueirão, nosso novo Clube Irmão.

 Hoje, estão sendo premiados os indicados do Rotary Club de Santos, Rotary Cub de Santos - Oeste, Rotary Club de Santos- Ponta da Praia, Rotary Club de Santos - Praia, Rotary Club de Santos - Monte Serrat, Rotary Club de Santos -Porto,   Rotary Club de Santos - Noroeste e Rotary Club de Santos - José Bonifácio. E é com um prazer enorme que declino os nomes dos agraciados: Eduardo Salim Haddad, Julio Nelson Dias Marcelino, Miguel Ximenes de Rezende, José Maurício Costa Porto,  Virgílio Gonçalves Pina Filho, Vera de Souza e Silva Machado, Luiz Fernando Salvador e Lauro Antoninho Gotardi.

 A todos, minhas sinceras saudações.
 Da mesma forma, faço aqui questão de ressaltar que o Rotary prima pela valorização da Família, frisando sempre que os cônjuges têm importância fundamental na realização das tarefas rotárias. Permitam-me pois citar também os nomes de Malaki Daher Haddad, Silvia Clair de Barros Dias Marcelino, Mônica Mello Costa Porto, Nina Gonçalves Pina, José Barbosa Machado, Verônica Maria Gassi Guerra e Suzi Meire Faria Linhares Gotardi.

 Por favor, sintam-se igualmente homenageadas (e homenageado....).


 Por uma feliz coincidência, na terça-feira desta semana foi inaugurada a “Praça Paul Percy Harris”, ali no Canal 4 com a Conselheiro Lafaiete, assim nomeada, sem falsa modéstia, por insistência deste Vereador e deste Rotariano. Hoje em dia,  é uma árdua tarefa conseguir homenagear qualquer personalidade dando seu nome a um próprio Municipal. Pois praticamente não existem mais locais a serem nomeados, enquanto o número de pessoas que merecem ter seus nomes gravados em praças, ruas, avenidas, é cada vez maior. Mas por uma deferência especial do Prefeito João Paulo Tavares Papa, conjugada com o esforço pessoal do Vice-Prefeito e Secretário de Obras Antonio Carlos Silva Gonçalves, hoje existe sim uma Praça denominada Paul Harris.

 Meus queridos amigos, há oito décadas que os ideais Rotarianos fincaram suas âncoras e seus propósitos na nossa querida Santos. “Dar de si, antes de pensar em si” permanece como o nosso lema sagrado e honrado, a cada nova ação em favor da comunidade. Rotary é parceiro permanente da evolução deste abençoado Município, participando com todas as suas energias de praticamente todos os momentos históricos que marcaram a formação da sociedade santista. E deixaremos eternamente a nossa marca de solidariedade, acima de tudo, em cada família santista, em cada santista de nascimento ou de adoção. Ou de coração, simplesmente.

  Desde que ingressei nesta Câmara, por meio do Voto Popular,  carrego a  firme intenção de colaborar na esfera pública com todos os Rotarys. Não por casuísmo ou qualquer oportunismo; mas sim por convicção. Há quase 17 anos pertenço ao Rotary e acredito fervorosamente nesta secular organização internacional.

 Igualmente, tenho a idéia permanente de homenagear os rotarianos. Promovi sessão solene para saudar o Clube a que pertenço, o Rotary Club de Santos, em função dos seus oitenta anos; criei através de lei o Dia do Rotariano; intermediei a colocação de placa indicando que os Postos de Salvamento das praias foram construídos por meio de campanha do Rotary; dediquei outra placa, em homenagem à Casa da Esperança. E agora, sinto-me particularmente satisfeito com a inauguração da Praça Paul Harris.

 Meus amigos e companheiros: Santos é um verdadeiro celeiro de grandes rotarianos. Daqui saiu inclusive um Presidente do Rotary Internacional, o grande Paulo Viriato Correa da Costa, no Ano Rotário de 1990/1991, com o lema “Preserve o Planeta Terra”, um dos três brasileiros a ocupar a Presidência do Rotary International (os outros foram Armando Arruda Pereira e Ernesto Imbassahy de Mello, ambos de São Paulo).
 
 Santos produziu também diversos Governadores Distritais, a começar por Samuel Augusto Leão de Moura, passando depois por  figuras como Alceu Martins Parreira, Dario Ribeiro Filho, Luiz Merlino, Amilcar Mendes Gonçalves, Antonio Francisco Smolka, Henrique Camilo Lellis, Dirceu Vieira, Constantino Michaello Conde, e chegando até a este admirável Marcelo Demétrio Haick.A esta lista, num futuro breve, estará integrado o nosso Roberto Luiz Barroso Filho e, acredito, outros tantos santistas.

 Cada um dos Rotarys sediados em Santos tem uma verdadeira epopéia para contar, para mostrar tudo o que já fizemos. Juntos, formamos uma teia de intenções sinceras e de trabalho árduo. E muito ainda faremos nos próximos anos. Acredito que, entre estas nossas missões, estará certamente a busca da melhoria da qualidade de vida  para todo o nosso povo, principalmente os menos favorecidos, construindo desta forma um futuro melhor para as nossas crianças.

 Hoje, em todo o Brasil são desenvolvidos  pelos Rotarys programas comunitários que  abordam questões fundamentais como a defesa do meio ambiente, a violência, a fome, o analfabetismo, as drogas, a AIDS e a orientação aos nosso jovens. Do esforço dos rotarianos surgiram creches, escolas, asilos, hospitais. Derrotou-se a poliomielite e reduziu-se a incidência de outras doenças, especialmente coqueluche, sarampo, difteria, tétano e tuberculose. Criou-se em 1927 o Colégio Rio Branco, um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino do País, hoje evoluindo para as Faculdades Integradas Rio Branco, iniciativa da Fundação de Rotarianos.
 
 Hoje são mais de dois mil e trezentos Clubes no Brasil, com número de Rotarianos superando os cinquenta mil, distribuídos em 38 Distritos. No mundo, somamos um milhão e duzentos mil Rotarianos, em cerca de 32 mil Clubes. Tudo isso começou em 1905, em Chicago. E tudo, principalmente, foi construído VOLUNTARIAMENTE. Por tudo isso, surgiu esta pequena porém sincera homenagem por parte da Câmara Municipal de Santos.

 Parabéns portanto a todos os agraciados com esta medalha. Pois vocês representam todos os Companheiros que dão uma parcela da sua existência para auxiliar a quem precisa, na busca necessária da evolução social constante.

]
 Muito obrigado.


 Braz Antunes Mattos Neto 
 Vereador - Líder do PPS.