Rochas sofrem intervenções para abrigar Câmara

Operação deve terminar em novembro

Curtir

Começaram na tarde do dia 14/08/09 a intervenção nas rochas do Monte Serrat na área onde está sendo construída a futura sede da Câmara Municipal de Santos, na Vila Mathias. O terreno está localizado no Castelinho que abrigou durante anos o Corpo de Bombeiros, na rua Senandor Feijó.

Três rochas foram sinalizadas a fim de serem removidas. Para isso foi utilizado o método de desmonte de “rocha frio” que consiste em provocar o fraturamento hidráulico das rochas até se soltarem. Ao invés de uma grande detonação, o sistema possibilita fazer um furo nas rochas que após a aplicação de um produto químico as pedras se dilatam. A construtora Ferreira Rosi Construção Ltda é a empresa responsável em realizar os trabalhos técnicos, conforme apontado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado (IPT). O objetivo é garantir a segurança nas áreas de encostas do morro.

O engenheiro e responsável pelos trabalhos, Hélio Barbosa, ressalta que a obra é bastante delicada e que, semanalmente, os geólogos vão observar quais outros tipod de procedimentos a serem feitos em diversos locais. Com valor estimado em R$ 1,97 milhão, as obras de intervenção da rocha será concluídos em 90 dias. A nova casa legislativa deverá ser entregue em julho de 2010. As obras estão avaliadas em R$ 14 milhões de reais.