Reunião discute implantação da Justiça Restaurativa na Câmara de Santos

A inauguração do núcleo está prevista para o dia 11 de julho

Reunião discute implantação da Justiça Restaurativa na Câmara de Santos

A proposta para implantar a Justiça Restaurativa na Câmara Municipal de Santos, foi discutida em reunião nessa semana no Gabinete da presidência da Casa. Participaram da reunião o Presidente e vereador Rui de Rosis, presidente da Câmara, Audrey Kleys, vereadora e presidente da Comissão de Educação na Casa, Renata Gusmão, juíza titular do Juizado Especial Criminal de Santos e Liliane Claro Rezende, coordenadora operacional e pedagógica do projeto Justiça Restaurativa

A Justiça Restaurativa visa a implementação de ações institucionais para transformar as escolas e órgãos públicos em espaços democráticos, com o objetivo de construir uma cultura de não-violência, por meio do diálogo, construindo condições melhores de convivência.

Para o presidente da Casa, a implantação do programa mostra à população que o Legislativo está de portas abertas. “Acho de suma importância implantarmos esta ferramenta de apoio e transformação que atua na prevenção e mediação de conflitos. Estamos sempre dispostos a colaborar para melhorarmos a qualidade de vida dos nossos municipes”, destaca o presidente.

A inauguração do núcleo na Câmara de Santos será no dia 11 de julho, e contará com uma Sessão Solene em comemoração do Dia Municipal da Justiça Restaurativa, às 19 horas, no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis. O atendimento de mediação de conflitos será aberto ao público.

Sobre o Programa
A Justiça Restaurativa em Santos está garantida como política pública, por meio da lei 3.371, publicada em 11 de julho de 2017. Iniciou em Santos em outubro de 2014 em nove escolas-piloto, e hoje está presente nas 81 unidades municipais. O método de discussão do Programa, tem o objetivo de evitar o prosseguimento de ações judiciais ao melhorar o relacionamento entre as pessoas envolvidas.

Álbum de Fotos