Reunião com síndicos discutirá lixo reciclável

No próximo dia 29, às 19 horas, na sede do Clube 2004, na rua Maria Máximo 73, está prevista reunião com síndicos dos condomínios e moradores de residências da Ponta da Praia.

1 curtiu

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal está partindo para ações concretas visando a conscientização da população para a melhoria  da qualidade ambiental em Santos. No próximo dia 29, às 19 horas, na sede do Clube 2004, na rua Maria Máximo 73, está prevista reunião com participação de síndicos dos condomínios e moradores de residências da Ponta da Praia, figurando na pauta a importância da separação do lixo reciclável e a necessidade dos condomínios participarem de forma efetiva no programa Lixo Limpo mantido pela Prefeitura.

¨Foram enviados cerca de  mil convites¨,  esclarece o vereador Benedito Furtado (PSB), presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, integrada ainda pelos vereadores Reinaldo Martins e Marinaldo Mongon.

A reunião, que ocorre de forma conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, será oportunidade para apresentação de alguns projetos voltados à  melhoria da qualidade ambiental na área da Ponta da Praia, contando com a  presença do secretário Flávio Correa.

No ofício enviado aos síndicos é destacado que ¨as ações destrutivas do homem em relação ao planeta precisam ser contidas com iniciativas de grande porte, que sensibilizem as grandes potências industrializadas e extremamente poluidoras, como também com atitudes simples, do cidadão comum que vivem em pequenas, médias e grandes cidades.

¨Se cada um de nós der sua contribuição, como por exemplo, separar materiais limpos do lixo doméstico para reciclagem, essa simples tarefa já vai ajudar no controle da poluição dos recursos hídricos, na diminuição do desmatamento, na redução do consumo de energia e da extração de recursos da natureza. Também diminuirá a poluição dos mangues, rios e mares, já que a maioria dos materiais recicláveis demoram décadas para serem consumidos pela natureza¨, alerta a carta convite.

Nesse trabalho de convencimento junto aos síndicos é lembrado ainda que a reciclagem de materiais reduz a quantidade final do lixo destinado aos aterros sanitários, aumentando a sua vida útil, além de proporcionar renda para muitas pessoas que trabalham em indústria de reciclagem. Em Santos, os materiais recolhidos pelo Lixo Limpo são encaminhados  à Usina de separação de Materiais, na Alemoa, onde trabalham pacientes do Programa de Saúde Mental,  além de ex-catadores do Aterro desativado  da Alemoa.

Vereador Benedito Furtado (PSB)