"Retorno de cobradores de Guarujá cumpre Lei"

A afirmação é do vereador Ademir Pestana

Curtir

"A Lei que obriga o retorno dos cobradores aos ônibus em Guarujá, número 3595, promulgada no último dia 16/06/08 e regulamentada pela prefeitura no sábado/21, faz cumprir normativas federais trabalhistas e de Medicina e Segurança do Trabalho, além do Código de Trânsito Brasileiro", declarou o vereador Ademir Pestana, cumprimentando a iniciativa e os vereadores daquela cidade que a aprovaram, como aqui, por unanimidade.  Em Santos, porém, a Prefeitura ingressou na Justiça na época do Governo Mansur para impedir sua execução, obtendo liminar em favor da empresa.

"Lá - continua -, a empresa Translitoral, que faz o transporte coletivo em Guarujá, é que promete entrar na Justiça. Enquanto isso, eliminam-se empregos e precariza-se o sistema sob o argumento de que significa `modernidade´ a retirada de cobradores e a sobrecarga dos motoristas obrigados à tripla função", lembra Pestana, que tem esta como uma das suas mais importantes batalhas na Câmara.

"O resultado - acrescenta - são mais de mil e quinhentos afastamentos de trabalhadores por estafa, pagos duplamente pelos usuários, na tarifa e no INSS. E os acidentes constantes, fruto da impossibilidade prática do motorista dirigir com os cotovelos e cobra a tarifa, o que ocorre à vista de todos diáriamente sem que sejam tomadas providências em nenhuma instância da Justiça".