Responsabilidade Social e Ambiental. O que eu tenho a ver com isso?

Saiba como a sociedade pode ser beneficiada. Parte 2

Parte 2

O vereador Arlindo Barros (PSDB) apresentou o projeto de lei de Responsabilidade Social e Ambiental. Na primeira parte da matéria, explicamos o que é responsabilidade social e ambiental, quais municípios que deram certo e a diferença entre o projeto de lei 98/09 em relação aos outros municípios.

Agora, na segunda parte, vamos explicar o que a sociedade santista ganha com a aprovação da lei e como pode usufruir desse benefício, além da contribuição que o vereador Arlindo Barros tem feito e fará quando o projeto estiver em vigor.

O que a sociedade ganha com isso?

* Gera novos recursos para o terceiro setor, geração de novos empregos, apresentação de novas políticas públicas nas áreas da saúde, educação, segurança, habitação, aumento da renda familiar e do lucro das empresas locais, cria parcerias entre as instituições, diminui custos operacionais das instituições, além de fortalecer as logomarcas institucionais.

* Com a aprovação do projeto de lei 98/09, a sociedade terá a tendência de desenvolver a economia solidária.

* Fortalece a imagem empreendedora do poder público municipal como referencia de transparência, avaliação e monitoração das relações entre as instituições.

* Eleva o índice do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Como usufruir desse benefício?

Se você é consumidor: Vamos seguir o exemplo da região do Sul do país, direcionando nosso consumo a empresas que demonstrem comprometimento com questões sociais e ambientais.

Se você é empresário: Demonstre através do seu balanço social e ambiental como a sua empresa interfere no desenvolvimento da comunidade onde atua. Planeje ações futuras para conquistar novos consumidores.

Se você é do poder publico: Invista nas informações coletada nos bancos de dados dos balanços sociais e ambientais, analise as tendências de atuação na área social e ambiental, projete os cenários de investimentos, transforme-se num importante instrumento de apoio à gestão e cresça com ela.

Se você é do terceiro setor: Empreenda, profissionalize-se e utilize o balanço social e ambiental para captar novos parceiros e recursos financeiros.

Qual a contribuição do vereador ?

Trabalho na coleta de informações durante as audiências públicas, apresentação e defesa do projeto de lei em resposta as demandas solicitadas que visam a sobrevivência das instituições do terceiro setor, desenvolvimento econômico social e ambiental do município e a construção de uma relação sustentável entre o terceiro setor e os setores públicos e privados, onde se permite captar recursos para as comunidades em áreas ligadas a cultura, esportes, habitação, saúde pública, saneamento, assistência social, segurança, urbanização, defesa civil, educação, obras públicas, campanhas entre outros.

Como eu (munícipe) posso ajudar e fazer parte dessa transformação?

Enviando ao gabinete do vereador Arlindo Barros o seu comentário ou sugestão, além de levar ao conhecimento de seus contatos amigos, parceiros, empresários, empreendedores através destes contatos:

E-mail: arlindobarros@camarasantos.sp.gov.br
Telefones: (13) 3211-4100 ou (13) 3219-6473
Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470.