Representação Feminina na Câmara

Telma de Souza e Audrey Kleys

Telma de Souza e Audrey Kleys vereadores em Santos

Giovanna Carlin

Compartilhe!

2 curtiram
Ser mulher na Política é uma luta diária pela garantia de direitos, pela valorização da condição feminina, pela resistência a um ambiente tradicionalmente masculino, pela coragem de se expor em uma sociedade cada vez mais conservadora e autoritária, mas, sobretudo, pela oportunidade de levar a generosidade e a sensibilidade das mulheres ao poder das decisões sobre o futuro da população.

Já está mais do que na hora das mulheres ocuparem os seus lugares na política. Esse movimento existe, há mais participação feminina, mas ainda há muito o que se conquistar. E nós somos maioria! Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que em Santos, dos 338.474 eleitores, 55,06% são mulheres. Os homens representam 44,7%. E mesmo assim, hoje são apenas duas vereadoras na Câmara Municipal: a vereadora Audrey Kleys e a vereadora e ex-prefeita Telma de Souza.

"A presença feminina na Câmara de Santos é a prova que a população de Santos reconhece e confia na capacidade das mulheres para conduzir o seu destino. Santos, por exemplo, além de ter eleito uma mulher para a Prefeitura, já elegeu, ao mesmo tempo, três mulheres deputadas (Telma de Souza, Mariângela Duarte e Maria Lúcia Prandi), quatro vereadoras em uma mesma legislatura por duas vezes (1993 e 2001). A mulher tem que ter muita paixão pelo que faz, se entregar de corpo e alma para as lutas em que acredita. Com certeza, o espírito de solidariedade e generosidade vai nortear as ações e o futuro de cada uma delas", diz Telma.

"A presença feminina não pode ser mais rara e sim necessária! Por onde passamos deixamos o nosso maior legado que é a habilidade de lidar com diversas situações ao mesmo tempo e sempre encontrar uma saída inteligente para os desafios.  Uma das minhas missões é fazer com que mais mulheres engajadas em lutas, causas, movimentos importantes e, principalmente, com conteúdo e ética façam parte da política. E que cada vez mais elas se sintam representadas por nós, para fortalecermos ainda mais essa caminhada", diz Audrey.

Álbum de Fotos